O Carnaval de 2025 já tem uma escola campeã. A Beija-Flor de Nilópolis conquistou o 15° título com o enredo Laíla de Todos os Santos, que homenageia o carnavalesco que assinou desfiles históricos pela escola e faleceu em 2021. O samba-enredo que carrega memória e muito axé se torna ainda mais significativo por ser o último ano de Neguinho da Beija-Flor como interprete da Deusa da Passarela.
No próximo sábado, dia 8, voltam para a Marquês de Sapucaí outras cinco escolas. A segunda colocada foi a Acadêmicos da Grande Rio, com o enredo Pororocas Parawaras: As Águas dos Meus Encantos nas Contas dos Curimbós, homenageando a cultura do norte brasileiro. A escola também conquistou o Estandarte de Ouro de Melhor Ala com a Gaiola das Loucas.
Em terceiro lugar, ficou a Imperatriz Leopoldinense. A Rainha de Ramos e do CPX levou água fresca para o Senhor do Ifón. O desfile contou a saga de Oxalá ao reino de Oyó para visitar Xangô. A Imperatriz foi a escola que mais conquistou estandartes de ouro. Os destaques foram como Melhor Escola; Melhor Bateria e Melhor Enredo.
A Unidos da Viradouro ocupou o quarto lugar com o enredo sobre Malunguinho, o rei dos três mundos e conquistou o estandarte de ouro nas categorias de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. A Portela ficou em quinto lugar no ano em que homenageia Milton Nascimento com o enredo Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol. Em sexto, ficou a Estação Primeira de Mangueira que celebrou a influência do povo Bantu na formação do Rio de Janeiro.
Confira as escolas e categorias do Estandarte de Ouro:
- Escola: Imperatriz Leopoldinense
- Comissão de frente: Mocidade
- Mestre-sala: Julinho Nascimento, da Viradouro
- Porta-bandeira: Rute Alves, da Viradouro
- Bateria: Imperatriz Leopoldinense, do Mestre Lolo
- Ala de passistas: Salgueiro
- Baianas: Unidos da Tijuca
- Samba-enredo: Beija-Flor
- Enredo: Imperatriz Leopoldinense
- Personalidade do Ano: Neguinho da Beija-Flor
- Melhor ala: Gaiola das Loucas, LGBTQIAPN+, da Grande Rio
- Puxador: Ito Melodia, Unidos da Tijuca
- Inovação: Paraíso do Tuiuti
- Revelação: não houve vencedor este ano
- Melhor escola da Série Ouro: Porto da Pedra
- Melhor samba-enredo da Série Ouro: Tradição
- Fernando Pamplona: não houve vencedor este ano