Imagina ter um ônibus adaptado em bibliotecas itinerantes percorrendo bairros locais. É isso que o projeto ‘Livros nas Praças‘ faz. Criado em 2012, o projeto leva cidadania, inclusão e cultura em lugares com menor oferta de leitura.
De maio a julho, o projeto estará percorrendo bairros com seu ônibus itinerante que possui um acervo de dois mil livros, incluindo obras em braille, fonte ampliada e audiobooks. A proposta é democratizar o acesso à leitura. E durante o mês de julho, o projeto ‘Livros nas Praças’ estará presente em duas localidades próximas à Linha Amarela, via expressa que interliga as zonas Norte e Oeste da cidade e administrada pela Lamsa, uma das patrocinadoras do projeto:
- Praça da Confederação Suíça (Del Castilho) – 02/07 (quarta);
- Praça Daniel (Cidade de Deus) – 04/07 (sexta).
O funcionamento acontece sempre das 10h às 16h e o empréstimo de livros é gratuito mediante apresentação de documento de identidade e comprovante de residência. Cada visitante pode levar até dois livros, que devem ser devolvidos no mesmo local da retirada. Além do empréstimo de obras, a iniciativa promove ações de incentivo à leitura, como contação de histórias, leituras dramatizadas e apresentações de teatro literário, sempre com foco em tornar a literatura acessível, criativa e lúdica para todas as idades.
Em seus 13 anos de existência, ‘Livros na Praça’ já beneficiou quase 540 mil visitantes, passando por cerca de 60 comunidades cariocas e diversas cidades do país. A iniciativa faz parte da ação conjunta do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura, integrando o projeto a agenda oficial do Rio como Capital Mundial do Livro, reforçando o papel da leitura como ferramenta de transformação social.