O Morro de São Carlos, no Estácio, e a Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, são as primeiras regiões com vagas abertas para turmas de audiovisual, arte, cultura e orientação profissional. Os cursos são organizados pelo programa da Prefeitura do Rio, Emprega Juv, da Secretaria de Juventude Carioca (JuvRio). Mas o prazo para as inscrições está acabando. Logo, os jovens que tenham entre 15 a 29 anos devem se inscrever até esta quinta-feira (12).
Ao todo, os jovens das localidades podem se candidatar a uma das 190 vagas dos projetos “Papo de Futuro” e “Fala, Juventude!”. Os futuros alunos vão ter direito, além das aulas, um auxílio financeiro. Os participantes do “Papo de Futuro” serão contemplados com bolsa de R$234,24 e os do “Fala, Juventude!”, com R$187,40.
O Fala juventude terá 40 vagas e é voltado para a formação na área de audiovisual, como oficina de drones, fotografia, edição de vídeo e comunicação comunitária. Os jovens também vão ter aulas sobre produção de eventos, design, grafite, escrita de projetos culturais e contação de histórias.
Em relação ao Papo de Futuro, estão disponíveis 150 vagas. Nesse projeto, os participantes terão a oportunidade de receber orientação vocacional, com o reconhecimento dos gostos, preferências e habilidades pessoais. Assim, esses jovens poderão refletir o que esperam para o futuro no mercado de trabalho, a partir de uma reflexão do que desejam.
As inscrições podem ser feitas através deste link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKxtJBfck3weZsgF7ZkH3U9KHI6mpUCSxsBIyo2XZ1nyNIcQ/viewform). Os candidatos precisam ter o número de identidade civil, CPF e escolher entre os horários da manhã, das 8h às 12h ou o período da tarde, das 13h às 17h. É necessário também responder a outras perguntas do formulário.