A Estação Primeira de Mangueira revelou nesta sexta-feira (16) o enredo que levará para a Marquês de Sapucaí em 2026: “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”. A proposta marca o início do triênio que celebrará os 100 anos da Verde e Rosa e é assinada pelo carnavalesco Sidnei França.
De forma inédita, a Mangueira mergulha nos costumes afro-indígenas do extremo Norte do Brasil, contando a trajetória do amapaense Raimundo dos Santos Souza, o Mestre Sacaca. Conhecido como “doutor da floresta”, ele ficou famoso por seus saberes tradicionais sobre ervas, seivas e raízes, utilizados no cuidado comunitário com garrafadas, unguentos e simpatias.
Sacaca também foi uma figura marcante na cultura popular do Amapá. Além de marabaixeiro, ele teve papel importante no carnaval local, onde foi Rei Momo por mais de duas décadas e fundador de blocos e escolas de samba. Seus saberes e sua conexão com a floresta ainda são mantidos por sua família e celebrados pela população tucuju.

Segundo o carnavalesco Sidnei França, a proposta rompe com visões limitadas da Amazônia ao destacar personagens ainda pouco conhecidos pelo grande público. “Com sua vocação de contar ‘outras histórias’, a Mangueira vai apresentar Mestre Sacaca, um legítimo representante dessa floresta afro-indígena”, afirmou.