Uma biblioteca comunitária foi inaugurada em Manguinhos, na Zona Norte do Rio, no último domingo (13). Idealizado pelo movimento Favelivro, que já inaugurou outras bibliotecas, como a no Complexo do Alemão, o novo espaço está localizado na Vila Turismo e contou com a presença do cantor e compositor Paulinho Moska. O artista é o patrono de uma das várias bibliotecas espalhadas pelas favelas e escolas públicas da região metropolitana do Rio.
Moska, que se inspira em clássicos da literatura para compor músicas, fez um discurso emocionado. “Todo livro é um livro de poesia e tudo o que eu queria ser é a poesia de um livro. Hoje, aqui e agora, no dia da inauguração de uma biblioteca com meu nome, eu me sinto a própria poesia”.
A presidente da Associação dos Moradores, Marta, esteve presente no evento. Durante a sua fala, ela afirma que poucas iniciativas como essa são vistas na comunidade. “A gente queria te agradecer. Poucas coisas que a gente vê assim. Esse apoio é muito gratificante. Fica aqui o nosso agradecimento”.
A ideia do Favelivro é garantir o acesso à educação e a leitura. Para isso, a instituição fica responsável pelas criações de bibliotecas e fornece um acervo inicial de 1000 livros e faz contato com o patrono escolhido pelos moradores da região.
Os interesssados em doar livros ou pedir uma biblioteca podem mandar mensagem no Instagram do @favelivro ou no telefone da fundadora do projeto, Verônica Marcilio, (21) 983668117. Todos os livros são recolhidos nas casas dos doadores pelos voluntários.