Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Eleições 2022: Cláudio Castro é eleito governador do Rio de Janeiro

Com 50% dos votos, Castro (PL) será governador do Rio por mais 4 anos, ao lado de Thiago Pampolha (União Brasil)
Foto: Carlos Magno
Foto: Carlos Magno

Milhões de eleitores foram às ruas votar para cinco cargos políticos, neste domingo (2). Entre eles, a escolha do novo governador do Rio de Janeiro que, por sua vez, a população carioca decidiu permanecer com Cláudio Castro (PL), com de 58,67% dos votos. Seu vice será Thiago Pampolha (União Brasil), escolhido após Washington Reis (MDB) ter sua candidatura como vice-governador indeferida pelo TRE-RJ por crime ambiental e loteamento irregular quando era prefeito de Duque de Caxias.

Aliado de Jair Bolsonaro, Castro comandou três das maiores chacinas em favelas do Rio: Jacarezinho, em 2021, Complexo da Penha e Complexo do Alemão, em 2022. A disputa para assumir o Governo do Estado estava entre Cláudio Castro e Marcelo Freixo (PSB), que somou 27,38% dos votos. O percentual de votos dos outros candidatos a governador do Rio ficou assim:

  • Marcelo Freixo (PSB): 27,38%
  • Rodrigo Neves (PDT): 8%
  • Paulo Ganime (Novo): 5,31%
  • Juliete Pantoja (UP): 0,33%
  • Cyro Garcia (PSTU): 0,15%
  • Eduardo Serra (PCB): 0,13%
  • Luiz Eugênio (PCO): 0,02%

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]