No próximo domingo (16), o Cine Carioca de Nova Brasília, no CPX do Alemão, exibe a primeira “Sessão Azul” de cinema, realizada pela organização não governamental (ONG) Núcleo de Estimulação Estrela de Maria (NEEM), que trabalha com suporte para famílias de pessoas com deficiência (PCD).
O público da “Sessão Azul” são crianças com transtorno do espectro autista (TEA). A exibição será adaptada com luzes mais suaves, som reduzido e a possibilidade de circular pelo espaço. Ao todo, cinquenta crianças com idades de 3 à 12 anos vão participar da programação que exibe, gratuitamente, o filme infantil “Meu Amigaozão” (2022).
A gestora da ONG Núcleo de Estimulação Estrela de Maria, Rafaela França, 40 anos, explica que a motivação para o evento foi a necessidade de inclusão e de proporcionar um momento de lazer para as crianças. “Algumas famílias não tem condição de pagar pelo ingresso e, quando tem, as crianças não conseguem ficar para assistir o filme porque quando essas crianças vão para o cinema tradicional, as salas são escuras e o som muito alto”, conta.
As crianças que vão assistir a primeira exibição foram pré-cadastradas na ONG. Além de assistir o filme, elas também vão participar da confraternização de páscoa do NEEM. “As crianças não podem correr para pegar os ovos de páscoa, por isso a gente vai fazer a confraternização delas no domingo”, conta Rafaela. A organizadora do evento diz que outras 10 pessoas ajudam na produção e que a ideia é fazer o evento mensalmente.
Saiba mais sobre a ONG NEEM.