Crianças autistas vão ter sessão de cinema inclusiva no Cine Carioca de Nova Brasília

ONG NEEM promove cinema inclusivo e comemoração de páscoa para crianças com deficiência
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No próximo domingo (16), o Cine Carioca de Nova Brasília, no CPX do Alemão, exibe a primeira “Sessão Azul” de cinema, realizada pela organização não governamental (ONG) Núcleo de Estimulação Estrela de Maria (NEEM), que trabalha com suporte para famílias de pessoas com deficiência (PCD).

O público da “Sessão Azul” são crianças com transtorno do espectro autista (TEA). A exibição será adaptada com luzes mais suaves, som reduzido e a possibilidade de circular pelo espaço. Ao todo, cinquenta crianças com idades de 3 à 12 anos vão participar da programação que exibe, gratuitamente, o filme infantil “Meu Amigaozão” (2022).

A gestora da ONG Núcleo de Estimulação Estrela de Maria, Rafaela França, 40 anos, explica que a motivação para o evento foi a necessidade de inclusão e de proporcionar um momento de lazer para as crianças. “Algumas famílias não tem condição de pagar pelo ingresso e, quando tem, as crianças não conseguem ficar para assistir o filme porque quando essas crianças vão para o cinema tradicional, as salas são escuras e o som muito alto”, conta.

As crianças que vão assistir a primeira exibição foram pré-cadastradas na ONG. Além de assistir o filme, elas também vão participar da confraternização de páscoa do NEEM. “As crianças não podem correr para pegar os ovos de páscoa, por isso a gente vai fazer a confraternização delas no domingo”, conta Rafaela. A organizadora do evento diz que outras 10 pessoas ajudam na produção e que a ideia é fazer o evento mensalmente.

Saiba mais sobre a ONG NEEM.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]