‘A gente conseguiu fazer algo histórico’, artista plástico Albarte faz editorial e exposição de arte no Complexo do Chapadão

Retratando uma realidade diferente da mídia, artista do Chapadão reuniu moradores para expor seu trabalho
Foto: Lucas Oliveira / Voz das Comunidades

No último domingo (17), o artista plástico Albarte, do Complexo do Chapadão, realizou um evento no Morro do Criança, na mesma localidade, para mostrar seu novo editorial: Verão Marginal. O objetivo do evento era de mostrar a realidade dos moradores de favela no verão, além da margem, conforme o próprio artista diz.

Estrela do evento, o artista Albarte comentou o quanto foi importante ter feito o evento dentro da favela. Segundo ele, “Poder trazer uma exposição de arte ao céu aberto dentro da comunidade que é extremamente agressiva, é uma vitória. A gente conseguiu fazer algo histórico”.

Ele também falou sobre o conceito de suas obras. “O Verão Marginal, que é a temática que eu trago nessa subsérie. Ela traz uma perspectiva do verão periférico marginal favelada. Marginal não tem haver com apologia ao tráfico, marginal vem da margem da sociedade, o que a gente vive na margem aqui. Trazer um verão totalmente diferente do que a televisão apresenta para gringa, mostrar a realidade do verão da favela. Não temos praia perto daqui. Nós humanizamos o que pessoas vivem aqui, essas histórias faveladas tem que ser contadas”.

O artista Big Jaum, humorista e ator, cria de Guadalupe, foi um dos modelos para o editorial. Ele foi personagem em fotos que retrataram o cenário do churrasco de final de semana, representando muitos cariocas de favela que aproveiram a folga para curtir com sua família. “Eu adorei o convite. É muito bom estar aqui no Chapadão. Tem muita representatividade, um passo cultural muito forte. Esse dia vai ficar marcado para todo mundo que está realizando esse trabalho, principalmente para as pessoas que moram aqui na comunidade”.

A rapper Nina do Porte, cria da Cidade Alta, também estava presente no evento. Ela participo do editorial de fotos. “É uma honra tá aqui nesse evento reproduzindo os quadros dele. Albarte é um artista incrível, estou ansiosa para ver o resultado”

Além das obras do artista, a exposição contou com distribuição de pipas e distribuição de calçados da marca Kenner para criançada. O pequeno Ryan de 10 anos, foi pela primeira vez em um evento de exposição. ” Eu nunca participei de um evento desse aqui onde eu moro, gostei bastante”.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]