Ir para o conteúdo

18º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Arte e Resistência Ocupam o Rio

Com programação gratuita, 18ª edição do evento leva o cinema pan-africano para Maré, Penha e Complexo do Alemão

Foto: Adeloya Ojú Bará
Ouça este conteúdo
00:00 00:00
Leitura pronta para iniciar

O maior encontro de cinema negro da América Latina chega à sua 18ª edição reafirmando seu compromisso com a ancestralidade, o intercâmbio internacional e, principalmente, a territorialidade. Entre os dias 9 e 17 de abril, o Rio de Janeiro será palco de uma programação gratuita que conecta o Centro da cidade às periferias.

Do Centro às Periferias: O Festival no Coração da Favela

Um dos grandes diferenciais deste ano é a circulação das obras por territórios fundamentais da Zona Norte, levando o cinema negro para onde o povo está. Além dos tradicionais palcos no Centro, como o Cine Odeon e o MAR, o festival marca presença em:

  • Maré: No Galpão Bela Maré.
  • Penha: No Cine Carioca Penha.
  • Complexo do Alemão: No Cine Carioca Nova Brasília.

Essa descentralização reflete o legado de Zózimo Bulbul, que idealizou o encontro como um espaço de troca e circulação, fugindo da lógica competitiva e priorizando o encontro de narrativas.

Homenagens e Abertura

A abertura oficial acontece no dia 8 de abril, às 18h30, no Cine Odeon. Esta edição presta homenagens a duas figuras fundamentais da cultura negra contemporânea:

  1. Ana Maria Gonçalves: Escritora e autora do épico “Um defeito de cor”.
  2. Viviane Ferreira: Cineasta e fundadora da APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro).

Identidade Pan-Africana

Com as cores da bandeira da Etiópia (verde, amarelo e vermelho) estampadas em sua identidade visual, o festival celebra o país que simboliza a resistência anticolonial. O evento recebe convidados de peso, como o cineasta maliano Cheick Oumar Sissoko e Tresor Senga, do festival Mashariki, em Ruanda, consolidando o eixo pan-africano que une Brasil, África e diáspora.

Serviço

  • Evento: 18º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul
  • Data: 9 a 17 de abril
  • Locais no Centro: Cine Odeon, Teatro Carlos Gomes, Casa Brasil e MAR.
  • Locais nas Favelas: Galpão Bela Maré (Maré), Cine Carioca Penha e Cine Carioca Nova Brasília (Alemão).
  • Entrada: Gratuita.

Destaque de Debates: Não perca as mesas sobre saúde mental da população negra e a discussão “Cinema Oferenda”, que aborda a sétima arte como ferramenta de reparação histórica.