Ir para o conteúdo

Moraes pede data para julgamento dos réus do caso Marielle Franco

Julgamento de acusados deve ocorrer em 2026

Foto: Reprodução
Ouça este conteúdo
00:00 00:00
Leitura pronta para iniciar

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou julgamento da ação penal que trata do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Em despacho assinado na última quinta-feira (4), Moraes solicitou ao presidente da Primeira Turma da Corte, ministro Flávio Dino, que marque uma data para a sessão presencial.

Recentemente, de acordo com as últimas informações, Dino definiu para fevereiro de 2026 o julgamento dos cinco réus.

Quem são os réus

Entre os acusados estão:

  • Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro.
  • Chiquinho Brazão, ex-deputado federal.
  • Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio.
  • Ronald Alves de Paula, major da Polícia Militar.
  • Robson Calixto, ex-PM e assessor de Domingos Brazão.

Todos estão presos preventivamente e negam participação no crime.

Relembre o caso

Marielle Franco, vereadora do PSOL, e Anderson Gomes foram mortos em março de 2018. O caso ganhou repercussão internacional e durante anos a família, os movimentos sociais, negros e de favela cobraram justiça. Foi somente em 2024 que ex-PM Ronnie Lessa foi condenado a 78 anos e 9 meses de prisão por ser o executor do crime. Além disso, segundo a investigação da Polícia Federal, os irmãos Brazão teriam sido os autores intelectuais do crime, motivados por disputas políticas e fundiárias. Eles também foram presos no mesmo ano. Rivaldo Barbosa, então chefe da Polícia Civil, teria ajudado a planejar o assassinato e atrapalhado as investigações ao prometer impunidade aos mandantes.

Eleições 2026: tudo o que você precisa saber antes de votar. Um guia prático antes das urnas.Acessar a cartilha