Às 6 da manhã já era possível ver movimentação de blindados no conjunto de favelas da Maré, na Zona Norte do Rio. Isso porque a Polícia Civil do RJ iniciou nesta segunda-feira (9) uma operação no local. É mais uma fase da Operação Torniquete que a corporação realiza na favela. Registros de moradores mostraram um helicóptero e blindados usados na operação.
Moradores relataram muitos tiros no Conjunto de Favelas da Maré. Em um dos vídeos, um forró acontecia no Parque União no momento da chegada dos agentes ao local. A Polícia Militar também atua na região, nas comunidades da Vila do João, Timbau, Vila Pinheiros e Baixa do Sapateiro, todas pertencentes ao Complexo da Maré.
Moradores e pessoas que passavam próximo a Maré, relataram medo. “Bagulho ficou doido aqui no Fundão por conta da Operação na Maré”; “hoje passei abaixada pela Maré porque estava tendo operação”; “Mais uma operação da polícia na Maré e a história se repete: moradores no meio do fogo cruzado. Até quando a solução será só bala e mais bala? Ninguém se importa com o povo, só com o espetáculo da violência”.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que, na região do Complexo da Maré, 42 unidades escolares foram impactadas pelas operações policiais em curso.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que a Clínica da Família Diniz Batista dos Santos mantém o atendimento à população nesta segunda-feira. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas. Já as clínicas da família Augusto Boal, Adib Jatene, Jeremias Moraes da Silva e o Centro Municipal de Saúde Vila do João anunciaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, interromperam o funcionamento.
Teve bloqueio na Linha Amarela
Devido a mega operação, a Linha Amarela, uma das principais vias de acesso a cidade, precisou ser bloqueada por alguns minutos, por questões de segurança. A Polícia Civil bloqueou os acessos próximos a entrada da Vila do João, no sentido Barra da Tijuca. A via já foi liberada e a movimentação segue normalizada.