Pesquisar
Close this search box.

Fim de semana de celebra cultura e resistência negra no Rio

Nos próximos dias, o Rio de Janeiro será palco de eventos que exaltam a luta, cultura e história da negritude.
Aula de charme do Projeto Intercessão. Foto: arquivo pessoal.

E aí, comunidade? O que acharam dessa semana que começou hoje e já termina amanhã? Esperamos que você tenha curtido bastante o feriadão. E não perca o embalo que o final de semana já está chegando e tem muita coisa bacana pra acontecer. O Voz preparou uma agenda bacana pra você curtir a sexta, o sábado e domingo.

Nesta quinta-feira (21), o Mirante da Paz, em Ipanema, está com suas portas abertas desde às 10h, para a exposição “Nós Somos a Mudança – Mais de 200 Anos de Luta por um Futuro Melhor”. Com entrada gratuita, a mostra apresenta fotografias de Alexandre Cerqueira dos Santos, capturadas em comunidades cariocas como Rocinha, Lins e Acari, refletindo sobre desafios do racismo, direitos humanos e infâncias negras. Inspirada no discurso “I Have a Dream”, de Martin Luther King Jr., a exposição traça paralelos entre o Brasil e os Estados Unidos, convidando o público a imaginar uma sociedade mais justa e inclusiva.

Também desde esta quinta-feira (21), o Museu da Maré está com uma exposição dedicada às mulheres do coletivo “Especiais da Maré”. A mostra celebra as histórias, conquistas e contribuições dessas mulheres, e ficará disponível para visitação até o dia 13 de dezembro, destacando o protagonismo feminino na favela.

Já no sábado, 23 de novembro, durante a manhã, o Museu do Samba recebe a 4ª edição do projeto “Olhares Cariocas”. Jovens de comunidades cariocas finalizam oito semanas de aulas de produção audiovisual com uma cerimônia de entrega de certificados na quadra da Estação Primeira de Mangueira. Em seguida, participam de uma visita guiada à exposição “Força Feminina do Samba”, que homenageia grandes sambistas e destaca a trajetória de D. Zica, figura emblemática do samba e da Mangueira. A programação une arte, história e reflexão, reforçando o papel da negritude na formação cultural do Brasil.

Foto: Reprodução / Diário do Rio

Encerrando o final de semana, no domingo, 24 de novembro, a partir das 15h, o G.R.B.C. Bohêmios de Irajá será palco de um baile charme especial, celebrando o melhor das décadas de 80, 90 e 2000. O primeiro evento do  Projeto Intercessão e contará com apresentações do grupo Originais do Charme e da Cia Intercessão, além de DJs que animarão o público com uma seleção de clássicos.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
jojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomMeritking Girişholiganbet girişbaywinDeneme Bonusu Veren Sitelercasibom girişdeneme bonusuCASİBOM GÜNCEL

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]