Na próxima quinta-feira (14), das 9h às 12h, os tutores de cães e gatos residentes nas regiões dos Complexos do Alemão e da Penha poderão agendar gratuitamente a castração e exame de sangue (hemograma) para seus pets na sede da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) da Secretaria de Estado de Polícia Militar, localizada na Av. Itaóca, 1618, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio.
Este serviço gratuito é fruto de uma parceria entre a SEPM e o projeto Ellos CastraPet, voltado para pets cujos tutores residam próximos à CPP e às UPPs da região. As castrações e os exames serão realizados mediante agendamento.
Os procedimentos terão início na próxima segunda-feira, dia 18 de novembro, e vão até o dia 21 de novembro de 2024, a partir das 9h até as 12h. Na última edição, realizada em 2022, foram atendidos 283 animais, sendo 116 cães e 167 gatos.
Os tutores devem ter mais de 18 anos e apresentar documentos originais do RG ou CNH, CPF e comprovante de residência. Para a castração, o peso mínimo dos cães é de 3 kg e o máximo de 20 kg; para gatos, o peso mínimo é de 1,5 kg.
Mas atenção, algumas raças não poderão ser castradas no projeto. São elas: Boston Terrier, Boxer, Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Chihuaua, ChowChow, Dogue de Bordeaux, Lhasa Apso, Maltês, Pequinês, Pug, Sharpei, Yorkshire, Shih Tzu, American Bully e Pinscher. E para os felinos: Persa e Exótico.
Para os animais conseguirem ter acesso ao serviço, é preciso seguir alguns pré requisitos:
- Ter entre 06 (seis) meses e 06 (seis) anos de idade;
- Passar por uma avaliação do estado de saúde do animal;
- Não pode estar no cio;
- Não pode estar gestante,
- Não pode estar amamentando ou com leite;
- Nos machos, deve ter os dois testículos no saco escrotal.
Não será necessário levar o animal no dia do cadastramento e a senha será distribuída por ordem de chegada. Para ser castrado o animal deverá estar em jejum absoluto (de água e comida) por um período mínimo de 8h e máximo de 12 horas antes da cirurgia.