Pesquisar
Close this search box.

Projeto que celebra o funk e conecta as favelas do país, Favelinha na Estrada começa dia 16 de novembro, no Rio de Janeiro

No sábado, 16 de novembro, às 19h, o espetáculo de funk Brinco de Ouro estará no Teatro Dulcina. Já no domingo, 17 de novembro, acontece a Disputa Nervosa, uma batalha de funk na Fundição Progresso
Foto: Divulgação / @esterteixeiraa
Foto: Divulgação / @esterteixeiraa

O projeto Favelinha na Estrada realiza sua primeira parada no Rio de Janeiro, com dois eventos que aproximam favelas de diferentes regiões do Brasil e celebram a presença do funk em espaços tradicionalmente pouco acessíveis à periferia. No sábado, 16 de novembro, às 19h, a Companhia Favelinha apresenta o espetáculo de funk Brinco de Ouro no Teatro Dulcina, no Centro do Rio. Já no domingo, 17 de novembro, às 14h, acontece a Disputa Nervosa, uma batalha de funk no EstudeoFunk, na Fundição Progresso, na Lapa, com entrada gratuita.

Kdu dos Anjos, idealizador do projeto, afirma que o objetivo é “levar o artista periférico e a cultura do funk para ocuparem esses lugares historicamente elitizados, como os teatros, além de colocar esse corpo que é socialmente marginalizado no mapa da produção cultural do nosso país.”

Para o artista, a proposta busca ainda evidenciar o protagonismo de artistas periféricos no cenário cultural brasileiro, contando com o apoio de grandes patrocinadores e ocupando espaços culturais menos acessíveis. “E, por fim, acho que essa brincadeira séria de descobrir quem é o melhor dançarino ou dançarina de funk é legal. É uma brincadeira saudável, gostosa, desafiadora e energizante”, acrescenta.

O espetáculo Brinco de Ouro, interpretado por sete artistas, tem duração de uma hora e explora elementos afrodiaspóricos, incluindo influências da capoeira, samba, vogue, e passinho, destacando especialmente o estilo de dança de Belo Horizonte.

Já a etapa nacional da batalha Disputa Nervosa oferece destaque a dançarinos de funk das periferias do Brasil, conectando artistas de diferentes regiões e promovendo a diversidade dos movimentos e estilos do funk brasileiro. O público é convidado a apreciar essas manifestações culturais variadas e vibrantes.

Patrocinado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, através do Programa Petrobras Cultural e da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e realizado pelo Centro Cultural Lá da Favelinha, o projeto Favelinha na Estrada, idealizado pelo multiartista mineiro Kdu dos Anjos, passará por oito capitais brasileiras: Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre, Manaus, São Paulo, Salvador, Recife e Belo Horizonte.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
casibom resmicasibomcasibom girişJojobetjojobetJojobetCasibom GirişCasibomCasibom Girişdeneme bonusuDeneme Bonusu Veren Sitelercasibom güncel girişcasibomCasibomjojobetCasibomCasibomcasibomcasibom girişcasibomcasibom girişcasibom güncel girişHoliganbet Giriş
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]