O projeto Favelinha na Estrada realiza sua primeira parada no Rio de Janeiro, com dois eventos que aproximam favelas de diferentes regiões do Brasil e celebram a presença do funk em espaços tradicionalmente pouco acessíveis à periferia. No sábado, 16 de novembro, às 19h, a Companhia Favelinha apresenta o espetáculo de funk Brinco de Ouro no Teatro Dulcina, no Centro do Rio. Já no domingo, 17 de novembro, às 14h, acontece a Disputa Nervosa, uma batalha de funk no EstudeoFunk, na Fundição Progresso, na Lapa, com entrada gratuita.
Kdu dos Anjos, idealizador do projeto, afirma que o objetivo é “levar o artista periférico e a cultura do funk para ocuparem esses lugares historicamente elitizados, como os teatros, além de colocar esse corpo que é socialmente marginalizado no mapa da produção cultural do nosso país.”
Para o artista, a proposta busca ainda evidenciar o protagonismo de artistas periféricos no cenário cultural brasileiro, contando com o apoio de grandes patrocinadores e ocupando espaços culturais menos acessíveis. “E, por fim, acho que essa brincadeira séria de descobrir quem é o melhor dançarino ou dançarina de funk é legal. É uma brincadeira saudável, gostosa, desafiadora e energizante”, acrescenta.
O espetáculo Brinco de Ouro, interpretado por sete artistas, tem duração de uma hora e explora elementos afrodiaspóricos, incluindo influências da capoeira, samba, vogue, e passinho, destacando especialmente o estilo de dança de Belo Horizonte.
Já a etapa nacional da batalha Disputa Nervosa oferece destaque a dançarinos de funk das periferias do Brasil, conectando artistas de diferentes regiões e promovendo a diversidade dos movimentos e estilos do funk brasileiro. O público é convidado a apreciar essas manifestações culturais variadas e vibrantes.
Patrocinado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, através do Programa Petrobras Cultural e da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e realizado pelo Centro Cultural Lá da Favelinha, o projeto Favelinha na Estrada, idealizado pelo multiartista mineiro Kdu dos Anjos, passará por oito capitais brasileiras: Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre, Manaus, São Paulo, Salvador, Recife e Belo Horizonte.