Na última quarta-feira (26), foi inaugurada a nova filial do Prato Feito Carioca no Conjunto de Favelas da Maré. A cozinha comunitária está localizada na Rua Projetada D, nº 174, na comunidade Salsa e Merengue. Esta é a segunda unidade do programa no complexo, sendo que a primeira, a Cozinha Comunitária Carioca Nova Holanda, foi inaugurada no dia 27 de setembro do ano passado. Ela fica na rua Bittencourt Sampaio, nº 140.
A nova Cozinha Comunitária Carioca é gerida pelo Instituto Carioca de Atividade (ICA) e serve 280 refeições gratuitas diariamente. A equipe é composta por Isabel Cristina, de 50 anos, Natalyne da Silva Vicente, de 38, e Livia Maximiniano Pinto, de 34, no comando da cozinha, enquanto Naldinho Lourenço e Alessandra Leandro cuidam da administração.
Para moradores como Inês dos Santos, catadora de latinhas de 52 anos, a cozinha comunitária é uma verdadeira bênção. “Se não fossem estas refeições, eu e meus três filhos estaríamos só comendo pão, porque estamos sem gás em casa”, relatou Inês, que levou para casa quatro quentinhas nesta quarta-feira.
Com esta inauguração, o Rio já conta com 25 cozinhas comunitárias em operação, atendendo as populações mais necessitadas. A previsão é que mais sete cozinhas sejam entregues até julho, incluindo as Cozinhas Comunitárias da Apae, na Tijuca, nesta quinta-feira (27/6), às 12h; Maria Altina, em Santa Cruz, e Casa Matos, em Realengo, na sexta-feira (28/6). No segundo semestre, outras 23 cozinhas deverão ser abertas, totalizando 55 unidades em toda a cidade.