A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) ampliou a faixa etária da vacinação contra a Covid19. Desta segunda-feira (16) até amanhã (21), as pessoas com 60 anos ou mais recebem a aplicação da vacina.
Desde o dia 11 de maio, todos os idosos a partir dos 60 anos já podem receber a segunda dose de reforço da vacina, respeitando o intervalo de 4 meses entre uma dose e outra.
O secretário municipal de saúde, Rodrigo Prado, em nota, falou sobre o avanço de idade no esquema vacina. “Os idosos são um dos públicos mais vulneráveis à Covid-19 e as doses de reforço têm se mostrado fundamentais na manutenção da imunidade contra a doença. É um grupo que alcançou um bom índice de cobertura vacinal na primeira dose de reforço e esperamos recebê-los novamente nos nossos postos para renovar a proteção contra a doença”.
Para receber a segunda dose de reforço, o idoso deverá apresentar boas condições de saúde. Caso esteja gripado, a vacinação será adiada até o fim dos sintomas. No caso de estar com Covid-19, a recomendação é que o idoso aguarde 30 dias desde o teste positivo ou do início dos sintomas.
A vacina contra Covid-19 está disponível nas 236 unidades de Atenção Primária e nos postos de vacinação da cidade do Rio de Janeiro. Informações como locais, horários de funcionamento e documentações exigidas, podem ser encontradas no site coronavirus.rio/vacina. Os idosos também poderão aproveitar para se vacinar contra Influenza.