A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira, 4 de abril, no Rio de Janeiro. Conforme os anos anteriores, a imunização contra o vírus Influenza tem como público alvo idosos e outros grupos prioritários. No atual calendário, a primeira fase acontecerá entre os dias 4 de abril a 2 de maio e a segunda, dos dias 3 de maio a 3 de junho.
Em 2022, o município do Rio visa alcançar 90% dos indivíduos incluídos nos grupos prioritários, o que corresponde a cerca de 1 milhão e 800 mil pessoas. O objetivo da campanha é diminuir as internações e óbitos causados devido à contaminação Influenza. Segundo a prefeitura do Rio, estudos apontam que a vacinação é capaz de reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% da mortalidade global, e em aproximadamente 50% as doenças relacionadas à influenza.
A primeira fase atingirá idosos a partir dos 60 anos e residentes da terceira idade de instituições de longa permanência, além de profissionais da saúde. Já a outra etapa, que se iniciará em maio, quer atender crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas. Outros contemplados serão as pessoas com idades abaixo dos 60 anos portadoras de alguma comorbidade, além de outros trabalhadores listados no quadro abaixo.
Para tomar a vacina, as pessoas devem se dirigir aos postos de saúde e levar documento de identificação com foto e caderneta de vacinação. No entanto, o público deve observar a data em que poderá receber a dose do imunizante. Além disso, será preciso apresentar documento que comprove fazer parte dos grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde, como laudo médico para a confirmação da comorbidade e documento funcional para os grupos profissionais atendidos.