Sete unidades da Maré recebem o serviço de telessaúde, são mais de 150 mil usuários beneficiados

Com a teleconsulta, os pacientes poderão agendar e realizar consultas remotamente com suas equipes de saúde da família
Foto: Edu Kapps / SMS

Sete unidades de Atenção Primária à Saúde no Complexo da Maré contarão com teleconsultas, um novo recurso tecnológico para ampliar o atendimento de saúde à comunidade. Esse projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio, o Ministério da Saúde e a Fiocruz e, a partir deste mês, vai beneficiar mais de 150 mil usuários do SUS cadastrados na região.

Com a teleconsulta, os pacientes poderão agendar e realizar consultas remotamente com suas equipes de saúde da família. O acesso será feito pelo aplicativo “minhasaude.rio”, que fornecerá um link para a sala de consulta virtual no horário marcado, permitindo que o atendimento ocorra de qualquer lugar, seja em casa ou no trabalho.

Inicialmente, o projeto será testado na Clínica da Família Diniz Batista dos Santos e, depois, expandido para as clínicas Adib Jatene, Augusto Boal, Jeremias Moraes da Silva e para os centros de saúde Américo Veloso, João Cândido e Vila do João. Para isso, 15 consultórios foram atualizados com computadores, câmeras e microfones modernos, e 14 profissionais, incluindo médicos e enfermeiros, receberam treinamento. Já foi feita uma rodada inicial de testes com pacientes.

“A ideia é facilitar o acesso aos serviços de saúde, garantindo a continuidade do atendimento por meio da tecnologia, o que torna o cuidado mais acessível e prático para o cidadão. Esperamos que até 20% das consultas possam ocorrer remotamente,” afirma Fernanda Adães, subsecretária geral da SMS, que lidera a iniciativa. Ela destaca que a Maré, que já utilizou o telessaúde durante a pandemia, está ajudando a desenvolver este projeto.

A teleconsulta faz parte do avanço da saúde digital na cidade, com o site e o app “minhasaude.rio” oferecendo diversos serviços e o acesso ao histórico de saúde dos cidadãos. O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]