Mais sete salas de amamentação foram inauguradas em bairros da Zona Norte e Central do Rio de Janeiro. Os espaços, além de serem locais de acolhimento e orientação, também funcionam como postos de recebimento de leite humano, que é distribuído para bancos de leite das maternidades municipais. Desde a inauguração das salas, as unidades já receberam, ao todo, 98 potes de leites que foram encaminhados para o banco de leite da Secretaria Municipal de Saúde.
Os postos de recebimento de leite têm como objetivo aumentar os estoques de leite humano ordenhado (LHO) destinados aos recém-nascidos de risco internados nas UTIs Neonatais das maternidades, facilitando o processo de doação realizada por mulheres assistidas pelas unidades da Atenção Primária.
Bárbara Quaresmas, de 32 anos, foi a primeira mulher a ser doadora de leite materno da Clínica da Família São Sebastião, no Caju, e a frequentar a sala de acolhimento. “Eu produzo bastante leite e na minha primeira gestação eu acabava descartando o excedente no lixo. Quando trouxe meu filho para vacinar aqui na clínica, a técnica de enfermagem Cida me perguntou se eu queria virar doadora. Aceitei porque queria que meu leite fosse aproveitado por outra criança, e assim salvar vidas”, conta.
Onde ficam as novas salas de amamentação?
- Centros Municipal de Saúde (CMS) Sales Neto, no Rio Comprido;
- CMS Zeferino Tibau, em São Cristóvão;
- CMS José Messias do Carmo, no Santo Cristo;
- Clínica da Família São Sebastião, no Caju;
- Clínica da Família Sérgio Vieira de Melo, no Catumbi;
- Clínica da Família Medalhista Olímpico Maurício Silva, em Benfica;
- Clínica da Família Medalhista Olímpico Ricardo Lucarelli, na Cidade Nova.
Bancos de leite
Para bebês internados em UTI neonatal e cujas mães, por algum motivo, não podem amamentá-los, a Secretaria Municipal de Saúde conta com bancos de leite humano nas maternidades municipais. O leite é doado por mães cadastradas e passa por todo um processo de preparação e controle de qualidade até ser distribuído
No Rio, além dos postos de recebimento presentes nas unidades da Atenção Primária (centro municipais de saúde de clínicas da família), o leite humano também pode ser doado nas maternidades. Cada pote de 300 ml de leite pode ajudar até 10 recém-nascidos internados em UTI neonatal.