Pesquisar
Close this search box.

Rio terá dia D de vacinação contra Covid-19, gripe e sarampo; saiba mais

A ação da Secretaria Municipal de Saúde acontece neste sábado (4), das 8h às 17h; conta com mais de 450 pontos de vacinação
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

A cidade do Rio de Janeiro terá dia D de vacinação contra Covid-19, gripe e sarampo, neste próximo sábado (4). A ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com mais de 450 pontos de vacinação, das 8h às 17h. Basta comparecer às unidades de saúde com documento de identificação e a caderneta de vacinação.

Última campanha de vacinação contra gripe (outubro 2021)
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

Vacina e não vacila, morador! O imunizante contra a gripe estará disponível para toda a população acima dos seis meses de vida. Já a vacina do sarampo é para crianças de seis meses a 4 anos de idade. Todas as pessoas com 5 anos podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Contudo, a partir desta sexta-feira (3), quem tiver 50 anos ou mais deve tomar a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19, com intervalo de 4 meses da primeira dose de reforço. 

Vale ressaltar que caso haja algum atraso na caderneta de vacinação, os demais imunizantes do calendário da criança e do adolescente estarão disponíveis nas unidades de Atenção Primária. Após o dia D, a vacina da gripe continuará sendo aplicada nas unidades de saúde até quando durarem os estoques.

As informações completas e locais estão aqui: https://coronavirus.rio/vacina/

Possíveis dúvidas

Posso tomar a vacina da gripe junto com a vacina da Covid-19?
Sim. A vacina contra Covid-19 pode ser administrada com a vacina da Covid ou outras vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações.

Quem teve Covid-19 pode se vacinar contra a gripe?
Pode, mas deve aguardar quatro semanas após o início dos sintomas ou do resultado positivo do exame para receber o imunizante.

Se eu estiver com febre, posso me vacinar?
Quem estiver com febre deve adiar a ida ao posto para receber a vacina.

Depois de vacinar, eu posso doar sangue?
Anvisa orienta que os vacinados devem esperar um período de 48 horas para doar sangue.

Quem não pode receber a vacina contra gripe?
A vacina contra gripe é contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com histórico de alergias graves a doses anteriores.

Por que eu devo me vacinar contra a gripe?
A vacina contra a gripe reduz o risco de agravamento, internações ou óbitos pela doença.

Eu me vacinei contra gripe no ano passado. Preciso tomar a dose de novo?
Sim, porque os vírus que fazem parte da composição da vacina mudam todos os anos, de acordo com o mapeamento dos subtipos do influenza que mais estão circulando naquele ano.

Fonte: Governo do estado

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
casibom girişJojobetjojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomCasibomHoliganbet GirişMeritkingMarsbahis
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]