Nova subvariante da Covid-19 é encontrada no Rio

Nova cepa deriva da variante Ômicron, mas vacinação está disponível para todo o município do Rio.
Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades

Uma nova subvariante da covid-19 foi identificada circulando pela cidade. De acordo com a Prefeitura do Rio, o novo vírus deriva da variante Ômicron e se chama JN. 

De acordo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma mulher de 37 anos, moradora de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, foi diagnosticado com a subvariante, mas não apresentou sintomas graves. A contaminação da paciente se deu de forma local, então a SMS acredita que a nova variante já esteja circulando na cidade. Ao todo, no Brasil, já foram confirmados 80 casos da covid-19 JN.

Para o secretário de saúde Daniel Soranz, apesar de nova, a variante é suscetível à vacina de covid que possui a proteção contra a Ômicron, mesmo em casos mais graves. “Ela é sensível à vacina, então as formas graves de covid-19 continuam estando protegidas com a vacinação”, disse o secretário, que ainda alertou para o fim da campanha de imunização com a vacina XBB.

A contaminação por Covid-19 ainda é uma realidade na cidade. De acordo com dados da Prefeitura do Rio, em 2024 foram registrados 42.682 casos da doença, sendo 731 desses graves, com 115 óbitos. A maioria das vítimas são mulheres (66%) com idade entre 50 e 59 anos.

Lembre-se de se vacinar, morador!

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]