Em 2020, apenas 6% das mulheres entre 25 e 64 anos da Região Metropolitana do Rio fizeram o exame preventivo. O número foi divulgado pelo SUS, onde foi feito um levantamento da quantidade de consultas ambulatoriais. O preventivo é o exame principal para detectar o câncer de colo do útero e, no Brasil, é a quarta principal causa de mortes de mulheres atingidas pela doença.
É certo que a pandemia diminuiu bastante a procura pelos exames, mas, desde antes da origem da Covid-19, muitas mulheres não fazem o preventivo no período indicado. É o caso da moradora da Alvorada, Maria do Socorro Soares, de 60 anos, que frequentou a clínica da família Rodrigo Roig, no Alemão, para realizar o exame. Segundo ela, a rotina e as responsabilidades a impediram de cuidar da própria saúde. “Eu tava até com medo, mas o atendimento foi dez! Às vezes, eu não tenho tempo de me cuidar, mas agora eu vou vir aqui sempre”, completa Maria.
A Clínica Rodrigo Roig pretende preparar um dia a cada mês o chamado Dia D, dedicado à coleta de preventivo para mulheres de 25 e 60 anos, além dos agendamentos que já estão no calendário. “A Cristielle, gerente da clínica da família, teve esta iniciativa para alcançar essas mulheres, que, às vezes, não tem tempo. E a proposta é fazer no sábado também”, conclui a enfermeira da unidade, Andressa da Silva.
Mais informações através do Instagram (@rodrigoaguilarrroig).