Moradores de Acari, Zona Norte do Rio de Janeiro, relatam estar sofrendo com diarreia, vômito e outros problemas gástricos. Os episódios se tornaram recorrentes desde a grande enchente, que aconteceu na madrugada do dia 14 de janeiro e fez com que várias famílias perdessem tudo. Em um dos grupos do WhatsApp do território, várias pessoas expõem que há dias ou estão com os sintomas ou conhecem quem está.
Simone Freitas, de 49 anos, relata que ela e sua família inteira tiveram diarreia nos últimos dias. “Está muito complicado, eu acho que é da água. Meus três netos, meu genro e meu pai de 75 anos. Ele tem câncer de pulmão, isso complicou muito e estou aqui no hospital com ele”, contou.
Sua filha Karen Cristina, de 33 anos, mora em outra rua e, pouco antes da entrevista teve que trocar a fralda de seus dois bebês que estão a semana inteira evacuando fezes líquidas. “Meu esposo começou na quinta passada e meus filhos no domingo, mas ainda não melhoraram. Eu comecei na quarta passada e na segunda estava melhor”, comentou.
Secretaria Municipal de Saúde
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou, em nota, que registrou “um aumento nos atendimentos de casos de diarreia na Clínica da Família Marcos Valadão, em Acari, sobretudo após as intensas chuvas do dia 14 de janeiro”.
Ainda de acordo com a SMS, a investigação epidemiológica está em curso pela Superintendência de Vigilância em Saúde. “A orientação é para que as pessoas que apresentem sintomas procurem o serviço de saúde para avaliação e os cuidados necessários.”
Águas do Rio
Também procurada pela equipe do Voz, a Águas do Rio se pronunciou afirmando que reitera seu compromisso com a qualidade da água distribuída a seus clientes nos 27 municípios onde está presente. “A concessionária mantém um rigoroso controle de qualidade da água, com aproximadamente 12 mil análises mensais em diversos pontos da rede de distribuição. E nas saídas das estações de tratamento de água, o número de análises chega a 120 mil por mês. Esse monitoramento contínuo garante que a água fornecida atenda aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.”
A concessionária de água informou, ainda, que “é muito importante que cada cliente realize a limpeza das cisternas e caixas d’água de seus imóveis para garantir os benefícios da água tratada para a saúde”.