Uma moradora da Nova Brasília, do Complexo do Alemão, se encontra em situação desesperadora com o seu estado de saúde. Kátia Medeiros, de 56 anos, tem câncer no pulmão e na cabeça. Na página do Instagram do Instituto Movimento & Vida, a mulher faz um apelo, relatando suas dificuldades e relata que há quase três meses espera por atendimento.
A fisioterapeuta e psicóloga Mônica Cirne faz o acompanhamento de Kátia e relata as dificuldades da paciente. “Ela tem câncer no pulmão e na cabeça com estágio avançado. Com as minhas orientações, a família já acionou a câmara de litígio, mas nada ainda. Somente eu que estou cuidando dela na área da saúde. Faço fisioterapia motora e respiratória, para tentar promover qualidade de vida à ela.”
Atualmente, Kátia mora com as irmãs fora da comunidade e passa pelos cuidados fisioterapêuticos de Mônica enquanto aguarda atendimento. Ela recebeu retorno do SISREG agendando consulta para o mês de outubro, mas as irmãs de Kátia relataram que ela não tem condições de aguardar.
Segundo o Portal de Transparência SISREG, da Prefeitura do Rio, no início do mês de agosto, havia 175.109 solicitações de pessoas na fila contra as vagas disponibilizadas, que eram de 130.609. O tempo médio de espera para consultas é de 55 dias e o de exames, 35.
A equipe do Voz das Comunidades entrou em contato com a Secretaria de Saúde para verificar a situação de Kátia. Ainda que ela tenha procurado o atendimento pelo SISREG, a secretaria retornou que “A Sra. Kátia Medeiros está inserida no Sistema Estadual de Regulação (SER). A regulação de oncologia é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde e as unidades que oferecem a especialidade estão nas redes estadual, federal e universitária. Já há uma consulta para a Sra. Kátia, em cirurgia torácica – oncologia, marcada para o dia 7 de outubro, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel.”
Já a Secretaria Estadual de Saúde, informou que a paciente está com consulta agendada para sexta-feira (07/10), no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE). “A comunicação de confirmação do agendamento ao paciente é realizada pela unidade solicitante.”, finaliza.