A pequena Esther, de apenas 5 anos, enfrenta uma dura batalha contra um câncer no olho desde 2023. Diagnosticada com retinoblastoma, um tumor maligno que se desenvolve na retina, a menina necessita de um tratamento de radioterapia para vencer a doença.
O tratamento, apesar de ser gratuito no INCA (Instituto Nacional do Câncer), gera custos adicionais para a família de Esther. Para custear o transporte da menina para as 28 sessões de radioterapia, que serão realizadas de segunda a sexta-feira, a mãe de Esther, Cássia Martins, precisou parar de trabalhar e está contando com a ajuda da generosidade das pessoas através de uma vaquinha online.
“Como pago aluguel, tive que parar de trabalhar. Então resolvi fazer a vaquinha online para pedir ajuda para o transporte de aplicativo. Por semana será uma média de 400 reais. Fiz mais ou menos o cálculo até terminar as 28 sessões e fica no valor de 2.400”.
Superação de desafios e esperança na cura
Esther, que já está internada no hospital, teve que adiar o início da radioterapia devido a um quadro de pneumonia e COVID-19. Felizmente, a menina está se recuperando bem e logo poderá iniciar o tratamento. A mãe relata a jornada de Esther desde a descoberta da doença: “Percebi uma diferença no olho direito pois estava estrábico sendo que Esther nasceu perfeita. Depois de um tempo fui notando o olho saltitando para fora, como se alguma coisa estivesse empurrando.”
Cássia conta que Esther estava na escola quando a diretora a ligou dizendo que a menina estava reclamando de dor no olho e não queria participar das atividades. “Saí às pressas do trabalho e fui direto para o hospital Souza Aguiar. Lá, ela fez uma tomografia que detectou uma massa atrás do olho direito, e o médico nos encaminhou para o INCA.”
Como ajudar Esther:
Para ajudar a pequena Esther a vencer essa batalha, é possível contribuir com a vaquinha online através da chave Pix [email protected] ou pelo site do Vakinha: http://vaka.me/4512842?utm_campaign=whatsapp&utm_medium=website&utm_content=4512842&utm_source=social-shares. É possível colaborar diretamente para a chave da mãe de Esther, Cássia da Silva Martins Matta: c3070d44-df70-4988-9bd7-9a40a9eb4673.