Pesquisar
Close this search box.

Nasce o primeiro bebê na maternidade da Rocinha; saiba como funciona a unidade

Unidade recém-inaugurada realiza o primeiro nascimento e a esperança é que sejam realizados 40 partos mensais
Foto: Reprodução

Maya Serpa, esse é o nome do primeiro bebê que nasceu na recém-inaugurada maternidade da Rocinha, favela na Zona Sul do Rio de Janeiro. Taurina, Maya Serpa veio ao mundo no último domingo (21) às 12h13. Estreando a unidade médica, a menina nasceu com 2,9 kg e 50 cm.

Minutos antes de entrar em trabalho de parto, o desejo da mãe Priscilla Ferreira era que a filha nascesse na Rocinha. Maya foi recebida com muito carinho pela mãe Priscilla e pelo pai Gustavo Serpa.

A maternidade da Rocinha está instalada no prédio do Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare, localizado no mesmo prédio em que funciona a Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare, na Avenida Niemeyer, nº 776. O objetivo é atender a demanda da população local por atenção materna com um serviço de acessibilidade e com dedicação em partos de baixa complexidade.

A Unidade possui um centro cirúrgico, uma sala de recuperação pós-anestésica, uma sala de pré-parto, parto e puerpério (PPP), sala de observação clínica e quatro leitos obstétricos. As instalações estão distribuídas pelo primeiro e pelo oitavo andares do prédio. Dois elevadores farão o transporte das pacientes pelo edifício.

Maternidade da Rocinha está preparada para receber gestantes
Foto: Edu Kapps / Secretária Municipal de Saúde

A expectativa é que a maternidade realize aproximadamente 40 partos mensais, com funcionamento todos os dias, por 24 horas. Sua infraestrutura foi desenhada com base em conhecimentos técnicos sobre as particularidades assistenciais e demográficas da região, como faixa etária, taxa de nascidos vivos e oferta e demanda dos serviços de saúde locais. Entretanto, em casos mais complexos, serão transferidos para a maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto, a apenas quatro quilômetros de distância da unidade.

A Maternidade da Rocinha também possui uma sala de visitação do Programa Cegonha Carioca, onde as futuras mamães poderão receber as informações sobre a hora do parto e ver a unidade onde darão à luz. A ida à maternidade é uma das atividades disponibilizadas pelo programa, que também realiza ações de instrução junto às gestantes e distribui o enxoval cegonha. O Cegonha Carioca, presente em todas as maternidades municipais, também oferta recursos ao pré-natal e transporte em ambulância para a maternidade, com acompanhamento de enfermeiras obstétricas.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
casibom girişJojobetjojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomCasibomHoliganbet GirişMeritkingMarsbahis
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]