Maya Serpa, esse é o nome do primeiro bebê que nasceu na recém-inaugurada maternidade da Rocinha, favela na Zona Sul do Rio de Janeiro. Taurina, Maya Serpa veio ao mundo no último domingo (21) às 12h13. Estreando a unidade médica, a menina nasceu com 2,9 kg e 50 cm.
Minutos antes de entrar em trabalho de parto, o desejo da mãe Priscilla Ferreira era que a filha nascesse na Rocinha. Maya foi recebida com muito carinho pela mãe Priscilla e pelo pai Gustavo Serpa.
A maternidade da Rocinha está instalada no prédio do Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare, localizado no mesmo prédio em que funciona a Clínica da Família (CF) Rinaldo de Lamare, na Avenida Niemeyer, nº 776. O objetivo é atender a demanda da população local por atenção materna com um serviço de acessibilidade e com dedicação em partos de baixa complexidade.
A Unidade possui um centro cirúrgico, uma sala de recuperação pós-anestésica, uma sala de pré-parto, parto e puerpério (PPP), sala de observação clínica e quatro leitos obstétricos. As instalações estão distribuídas pelo primeiro e pelo oitavo andares do prédio. Dois elevadores farão o transporte das pacientes pelo edifício.
A expectativa é que a maternidade realize aproximadamente 40 partos mensais, com funcionamento todos os dias, por 24 horas. Sua infraestrutura foi desenhada com base em conhecimentos técnicos sobre as particularidades assistenciais e demográficas da região, como faixa etária, taxa de nascidos vivos e oferta e demanda dos serviços de saúde locais. Entretanto, em casos mais complexos, serão transferidos para a maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto, a apenas quatro quilômetros de distância da unidade.
A Maternidade da Rocinha também possui uma sala de visitação do Programa Cegonha Carioca, onde as futuras mamães poderão receber as informações sobre a hora do parto e ver a unidade onde darão à luz. A ida à maternidade é uma das atividades disponibilizadas pelo programa, que também realiza ações de instrução junto às gestantes e distribui o enxoval cegonha. O Cegonha Carioca, presente em todas as maternidades municipais, também oferta recursos ao pré-natal e transporte em ambulância para a maternidade, com acompanhamento de enfermeiras obstétricas.