Homem morre enquanto aguardava atendimento na UPA Cidade de Deus

Secretaria de Saúde abre sindicância para investigar o caso; paciente sofreu parada cardiorrespiratória
Foto: Reprodução

José Augusto Mota da Silva, de 32 anos, morreu na noite desta sexta-feira (13) enquanto aguardava atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio. Ele chegou à unidade queixando-se de fortes dores no corpo e, segundo testemunhas, permaneceu na recepção até perder a consciência. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o homem desacordado em uma cadeira.

Pacientes que estavam no local criticaram a demora no atendimento e classificaram o episódio como negligência. Uma testemunha relatou que José chegou à unidade “gritando de dor” e só foi atendido após perder a consciência.

De acordo com a nota da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), José entrou na UPA lúcido e caminhando, acompanhado por uma pessoa que afirmou não poder permanecer no local. Após ser classificado para atendimento às 20h30, a equipe médica foi acionada minutos depois, quando o paciente foi encontrado desacordado. “Ele foi levado à Sala Vermelha para atendimento, mas infelizmente não resistiu e foi constatada a parada cardiorrespiratória.”

Pessoas que aguardavam atendimento registraram imagens do homem na UPA
Imagem: Reprodução

Sindicância e apuração do caso

A coordenação da UPA abriu uma sindicância para apurar as circunstâncias da morte. Serão analisadas as imagens das câmeras de segurança e os registros nos prontuários. A nota da SMS afirma que o ocorrido será investigado com rigor. A direção da unidade lamentou profundamente a morte e informou que o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para determinar a causa do óbito.

Secretario Municipal de Saúde se pronunciou sobre o caso

“Todos os profissionais que estavam no plantão da UPA da Cidade de Deus, na noite de ontem, serão demitidos, responderão a sindicância e serão denunciados aos seus respectivos conselhos de classe. É inadmissível não perceberem a gravidade do caso”, publicou Daniel Soranz, Secretário Municipal de Saúde, nas redes sociais. A mensagem também foi complementada à nota oficial da SMS ao Voz das Comunidades.

“A Secretaria  Municipal de Saúde se solidariza com a família e toda a comunidade nesse momento de dor”, finalizou Soranz.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]