Foto: Laerte Breno
Até o início de fevereiro, a Fiocruz vai implementar a primeira ação do programa de combate à Covid-19 em favelas do estado do Rio de Janeiro. O objetivo é reduzir os impactos da pandemia nas comunidades por até três anos. As ações visam apoio social, econômico e sanitário.
No primeiro momento, vão lançar um edital público no qual investirão 17 milhões de reais em até 140 projetos. A ideia é que esses sejam desenvolvidos nas comunidades. A segunda ação prevê o avanço de projetos de pesquisa para geração de conhecimento e desenvolvimento tecnológico (formando redes ou técnicas para fortalecimento de medidas de enfrentamento ao coronavírus e seu impacto causado nas favelas). Já a terceira etapa consiste no incentivo à educação, informação, comunicação e vigilância na saúde territorial.
A atividade faz parte do “Plano de Trabalho Estratégia Fiocruz de Enfrentamento à Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro”. Em dezembro, a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) fez uma doação de R$ 20 milhões para o programa. A expectativa é alcançar em torno de 3 milhões de moradores.
Confira a reportagem completa no vídeo a seguir: