Fiocruz apresenta resultados do Plano Integrado de Saúde nas Favelas

Plano impactou 500 mil pessoas em favelas do Rio de Janeiro e anuncia novas metas para 2025
Foto: Leonardo Oliveira/ Fiocruz

A Fiocruz apresentou na última quarta-feira (18) os resultados de 2024 do Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro, durante um evento no MACquinho, em Niterói. A iniciativa, pioneira no país, impactou 500 mil pessoas desde sua criação, em 2020, promovendo ações integradas em 175 favelas de todo o estado.

Entre os destaques do Plano, estão 146 projetos apoiados por meio de seu terceiro edital, que destinou recursos de R$ 50 mil a R$ 500 mil para ações como construção de cozinhas comunitárias, consultórios psicoterapêuticos para mulheres e cursos de formação de jovens comunicadores. Desde o início, o programa distribuiu 500 toneladas de alimentos e realizou diversas intervenções sociais e de saúde.

Novas metas e avaliação

O evento contou com a presença de lideranças comunitárias, pesquisadores e representantes dos projetos beneficiados. O coordenador executivo do Plano, Richarlls Martins, destacou o foco nas metas para 2025, incluindo parcerias com secretarias municipais de saúde e a construção de um Plano Integrado de Comunicação Popular e Saúde nas Favelas.

Durante o encontro, também foi apresentada uma avaliação preliminar do Plano, realizada por pesquisadores da PUC-Rio e da UFRJ. Segundo Marcelo Tadeu Baumann Burgos, da PUC-Rio, a análise reforça o papel do programa na articulação entre o SUS e as demandas das favelas, abrangendo segurança alimentar, saúde mental e educação, entre outras áreas.

O evento reforçou o compromisso da Fiocruz e de suas parceiras em ampliar o alcance do Plano, consolidando-o como uma referência em saúde integral para as comunidades mais vulneráveis.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]