O estudo realizado pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), da Fiocruz e Unifase, analisou os dados de vacinação de fevereiro de 2024 do Ministério da Saúde sobre a vacinação de Covid-19. Os resultados revelam que a cobertura vacinal para crianças de 3 a 4 anos é de 23% para duas doses e 7% para o esquema completo com três doses. Na faixa etária de 5 a 11 anos, a cobertura aumenta para 55,9% com duas doses e 12,8% para o esquema completo com três doses.
De acordo com a análise, a cobertura vacinal para a faixa etária de crianças e adolescentes até 14 anos está em 11,4%, semelhante ao percentual de 14,9% observado na população adulta – considerando o esquema completo com as quatro doses da vacina. Esses números revelam uma baixa cobertura vacinal contra a Covid-19 em todas as faixas etárias.
“Estou em dia com a vacinação do meu filho(a)?”
6 meses a 4 anos
Doses Pfizer Baby: 3 doses (D1 +D2 + D3)
- Intervalos: 4 semanas entre as duas primeiras doses, e de 8 semanas entre a segunda e a terceira dose.
- Observação: Crianças de 3 e 4 anos que tomaram duas doses da vacina Coronavac devem tomar 4 meses depois uma dose de reforço da Pfizer Baby ou Coronavac
5 a 11 anos
Doses: 3 doses (D1 +D2 + R1)
- Intervalos: Pfizer pediátrica: 21 dias (3 semanas) e Coronavac: 28 dias 4 semanas
- Reforço: 4 meses
12 a 17 anos
- A Secretaria Municipal de Saúde orientam que todos com 12 anos ou mais que forem às unidades de saúde se vacinar irão tomar o reforço com a vacina bivalente. É necessário ter recebido pelo menos uma dose da vacina contra a doença há 10 meses ou mais.