Os adolescentes de 12 a 17 anos, que já tomaram a segunda vacina contra a Covid-19, podem receber a dose de reforço a partir desta segunda-feira (30). A Secretaria Municipal de Saúde (SME) recomenda que o intervalo entre as vacinações seja de, pelo menos, 4 meses.
Os adolescentes devem se dirigir às clínicas da família ou aos centros municipais de saúde, com o comprovante das vacinações anteriores , documento original com foto e CPF. Serão aplicadas as vacinas da Pfizer ou Coronavac, dependendo da disponibilidade em cada unidade de saúde.
Outros públicos também têm direito a dose de reforço
A Prefeitura do Rio afirma que, além dos adolescentes, pessoas com imunossupressão grave e idosos acima de 60 anos também podem receber a dose de reforço. O tempo mínimo entre uma vacinação e outra é o mesmo: no mínimo 4 meses.
Confira abaixo o quadro dos que são considerados imunossuprimidos, de acordo com o Ministério da Saúde.
Em relação às gestantes, que já se imunizaram com a primeira dose, é fundamental aguardar 12 semanas para a aplicação da segunda vacina. Um laudo médico sobre os riscos e benefícios da vacina deve ser apresentado e as interessadas também assinam, nas unidades de saúde, um termo explicativo. Já as puérperas e lactantes, devem apresentar indicação do profissional de saúde para a vacinação
E quem ainda não se vacinou?
Todas as pessoas, a partir dos 5 anos de idade, não só podem, como devem,receber a primeira dose contra a Covid-19. Os responsáveis das crianças de 5 aos 11 anos de idade precisam mostrar no ato da vacinação a Caderneta da criança e um documento de identificação, como por exemplo, o CPF. Já os adultos, documento com foto e CPF são suficientes.