Mais de 100 mil pessoas são aguardadas na segunda edição presencial do Festival WOW Rio 2023, organizado pela Redes da Maré, que acontece de 27 a 29 de outubro na Praça Mauá. O encontro traz em sua programação mais 200 atividades, feira de negócios com 250 barracas de empreendedoras, instituições, ativistas e parceiros. Ainda, cerca de 500 convidados conduzirão as rodas de conversa, além de shows e oficinas.
Desde 2010, o WOW realiza encontros em várias partes do mundo e escolheu o Brasil, mais precisamente o Rio de Janeiro, como sede da sua versão latino-americana.
Para Eliana Sousa Silva, uma das curadoras do WOW no Brasil e diretora da Redes da Maré, “a proposta é fornecer um espaço seguro e aberto para refletir sobre questões que afetam a vida das mulheres, assim como considerar suas perspectivas para construir outros modos de vida, formas de pensar e mudanças sociais amplas”.
Em 2016, Jude Kelly, CEO e fundadora da Fundação WOW, visitou a Redes da Maré e conheceu a Casa das Mulheres da Maré – espaço dedicado ao estímulo do protagonismo político de meninas e mulheres, que contam com capacitação profissional, atendimento sociojurídico e psicológico gratuitos. E a partir desse encontro propôs ao órgão o desafio de realizar o festival na cidade, reunindo vozes, experiências e ideais das mulheres, com toda a sua diversidade. “O Festival Mulheres do Mundo – WOW traz uma história de confiança, inclusão e comprometimento que tornará o evento poderoso e positivo. Isso, sem dúvida, levará a uma mudança genuína e capacitará outros a agir.”, pontua.
Festival WOW
O WOW se configura como um encontro que articula pensamentos, fazeres e vivências de mulheres diversas a partir da experiência histórica brasileira e do repertório da instituição que organiza o evento no país. Nessa perspectiva, a curadoria tem como referências principais as dinâmicas de raça e território, mais especificamente as que são sensíveis ao Conjunto de 16 favelas da Maré e a atuação construída pela Redes da Maré e seus parceiros na luta pela garantia de direitos. Os três dias de programação são totalmente gratuitos.
Para acessar toda a programação: https://www.festivalmulheresdomundo.com.br/en/festival