O programa ‘Favela e Universidade 2022’ abriu inscrições para apoio de projetos atuantes em favelas ou territórios periféricos no estado do Rio de Janeiro. As iniciativas podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro para participar da ação organizada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Parque Teconológico da instituição, Laboratório de Inovação Cidadã (Labic), Faperj e CNPQ.
A universidade vai oferecer 140 mil reais a 40 entidades e coletivos que farão parte do Laboratório de Inovação Cidadã (Labic). Dos 40 projetos, 20 receberão o valor de 5 mil reais e o restante contará com o apoio de 2 mil reais. A edição Territórios 2022 também vai fornecer mentorias que ajudarão no desenvolvimento e consolidação dos projetos selecionados.
A iniciativa será voltada a trabalhos envolvidos com os seguintes temas: enfrentamento à Covid-19, mídia e diversidade, tecnologias, redes, dados e plataformas, ações culturais, formação livre, economia e cidadania. Os encontros acontecerão entre os dias 1 de abril a 24 de junho, todas às sextas-feiras de forma prioritariamente online, mas também com reuniões presenciais e híbridos.
Os Laboratórios de Inovação Cidadã fazem parte do projeto de extensão da UFRJ e visam aproximar a sociedade e universidade. Nesses espaços, as comunidades envolvidas participam da criação e experimentação de soluções para problemas da sociedade em conjunto com a universidade.
Para efetuar inscrições, os candidatos podem acessar o formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeC8tORtAlwJUuQAO5Ay1FHo7C3CHt6EbrX25OX7OgZbhvDgw/viewform.
Em caso de dúvidas, devem encaminhar e-mail para [email protected]