Em sua oitava edição, torneio tem pela primeira vez uma etapa em São Paulo
O maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, Taça das Favelas, que surgiu em 2012 e está em sua oitava edição, tem muitos motivos para comemorar: O torneio que abriga sonhos de tantos jovens de comunidades, conseguiu esse ano sua expansão para São Paulo.
O campeonato vai de março à junho, teve seu início no dia 16 e a final será no dia 22 de junho, mas quem pensa que a competição só começou no último mês, está enganado. Desde janeiro teve início a preparação da competição, que conta com o lançamento do projeto, as inscrições dos times, e tantas outras atividades que envolvem o esporte. Além da realização e organização da competição, a CUFA (Central Única das Favelas), tem como preocupação a conscientização sobre educação, cultura e cidadania através do esporte.
Muito respeitado em todo eixo do futebol, o torneio Taça das Favelas é também um celeiro de novos craques. O atacante Matheus Alessandro, que pertence ao Fluminense e atualmente está no Fortaleza, chamou a atenção de empresários quando disputava o torneio em 2012, pelo time da comunidade da Vila Vintém.
Com um total de 104 times entre, o torneio conta com 84 favelas no masculino e 24 no feminino, divididos em grupos para a disputa da competição que tem em média sete jogos por dia. No Rio de Janeiro, os jogos acontecem no Campo de Realengo, e movimenta os moradores das comunidades para torcerem por seus craques.
Atual campeão do torneio, o time da Caixa D’ Água, que está no grupo 21 e é visto como um dos favoritos na competição, iniciou a competição com derrota ao ser surpreendido pela equipe do Pedreira Vassouras e perder o jogo por 2×1, no último final de semana de março.
Confira abaixo os próximos jogos da competição: