Secom Maceió
A última reunião do Conselho Municipal de Transportes, realizada nesta segunda-feira (22), na sede da SMTT, foi marcada pelo anúncio de medidas para o próximo ano, com ações que visam oferecer ainda mais serviços à população na área de transportes e trânsito.
Uma delas foi o projeto que visa implantar a faixa exclusiva para ônibus nas avenidas Comendador Leão e Dona Constança, na parte baixa de Maceió. Colocada em votação na reunião, a ideia teve aprovação unânime e a faixa exclusiva começará a funcionar nestes locais a partir do primeiro trimestre de 2015.
“O projeto já está pronto e agora estamos viabilizando os custos em parceria com a Transpal para a implantação da faixa exclusiva naqueles dois importantes corredores de transporte da cidade”, afirmou o superintendente da SMTT, Tácio Melo.
De acordo com o projeto apresentado, o trecho da faixa exclusiva terá início na Rua Salvador Calmon, na Comendador Leão, e termina na Rua Estudante Alexandre G. Sarmento, na Av. Dona Constança, totalizando 3,35 km de extensão. No trecho, operam 143 veículos com 21 linhas, passando pelo trecho com uma demanda útil de 8.580 passageiros por dia.
“Com a faixa exclusiva neste trecho, assim como nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Goés Monteiro, a estimativa é que a velocidade atual dos ônibus passe dos 10 km/h para os 40 km/h, reduzindo o tempo de viagem”, frisou o superintendente.
Outro importante anúncio foi a reforma de pelo menos mais 10 terminais de ônibus da cidade, além da construção do terminal do Village Campestre, Sauaçuhy e de Cruz das Almas. Já se encontra em fase de licitação a reforma dos terminais do Osman Loureiro, Trapiche da Barra e Mocambo, no Benedito Bentes.
Na reunião do Conselho Municipal de Transportes, Tácio Melo e a equipe do corpo técnico da SMTT também falaram dos estudos já iniciados para a implantação de fotossensores na faixa exclusiva da Fernandes Lima e Durval de Goés Monteiro, a fim de auxiliar na fiscalização de condutores que utilizam a faixa de forma indevida.
“É claro que o nosso objetivo é fazer com que os motoristas respeitem o uso da faixa exclusiva e a utilizem somente para acesso às vias à direita, conforme previsão legal. Apesar da fiscalização feita pelos agentes de trânsito, ainda têm muitos que transitam de forma irregular, o que acaba tirando a finalidade, que é de oferecer mais velocidade aos ônibus que levam a maioria das pessoas. Esperamos que com o uso da tecnologia, o número de infrações diminua por inibir o condutor”, concluiu Tácio Melo.
O superintendente da SMTT também falou da sincronização de semáforos, mais conhecido como ‘onda verde’, na Avenida Gustavo Paiva, entre Mangabeiras e Cruz das Almas. O projeto já está concluído e o próximo passo é a viabilização de recursos para o início dos testes, com implantação definitiva ainda no primeiro trimestre de 2015.