Pesquisar
Close this search box.

Semana da diversidade sexual na Maré terá seminário e parada gay

O gupo Conexão G, em parceria com o Observatório de Favelas, promove semana de atividades com foco na reflexão sobre a homossexualidade em favelas
O gupo Conexão G, em parceria com o Observatório de Favelas, promove semana de atividades com foco na reflexão sobre a homossexualidade em favelas

Semana da Diversidade Sexual da Maré

A partir do próximo dia 1º de setembro, o Complexo da Maré receberá a Semana da Diversidade Sexual, uma série de atividades que buscam à promoção da saúde e dos Direitos Humanos na comunidade. Oficinas de instrumentalização para profissionais de saúde, prêmio “Direitos Humanos, Cultura e Cidadania LGBT Atila Ramalho”, feira de saúde Maré Saudável, e outras atividades integram o projeto, que encerra no dia 07/09, com a uma grande carreata LGBT.

O objetivo é mobilizar, dialogar, articular e provocar o debate sobre as diversas formas de preconceito e a incidência do vírus HIV. O evento é organizado pelo Grupo Conexão G, em parceria com a CAP 3.1, Luta Pela Paz, Observatório de Favelas, Redes de Desenvolvimento da Maré e FASE.

Segundo Gilmar Cunha, coordenador do Grupo Conexão G, “O tema da nossa semana da diversidade é “A favela respeita a cidadania da população Lésbica, Gay, Bissexual, Travestis e Transexual”, percebemos o descaso que existe com essa população, considerando que a mesma vive invisível nas pautas governamentais e de outras organizações”. Para Gilmar, A iniciativa se mostra necessária e visa estimular o respeito à orientação sexual de cada um. “Precisamos olhar com mais carinho e respeito para esse público que vive à margem da sociedade. A população LGBT das favelas precisa ser respeitada”.

O Grupo Conexão G é uma organização da sociedade civil, fundada em março de 2006, originada de um grupo de jovens que resolveu realizar ações de reflexões sobre a homossexualidade em favelas. A trajetória desse coletivo é caracterizada por um interesse comum de trabalhar com a minimização dos preconceitos vivida por este segmento, de forma integrada e abrangente. O projeto, com foco na Maré, tem como objetivo desenvolver ações de longo prazo para a minimização dos preconceitos e de outras formas de violência.

Serviço – Programação da Semana da Diversidade Sexual da Maré

Data: 01/09 

Seminário de abertura da Semana da Diversidade Sexual na Maré

Mesa abertura: Gilmara Cunha (Conexão G), Mauro Lima (Conexão G), Claudio Nascimento, Julio Moreira (Gai), Eliana Souza (Redes da Maré), Marcela Soares, Raquel Willadino (Observatório de Favelas), Viviane Carmem, Cintia Souza e Denise Pires.
Lançamento da Cartilha da população LGBT das Favelas

Debate: Direitos Humanos, cultura e o Acesso a Saúde.
Mesa: Julio Moreira (Gai), Murilo Peixoto da Mota (UFRJ), Mauro Lima (Conexão G)
Mediadora: Gilmara Cunha (Conexão G)

Local: Centro de Arte da Maré, Rua Bittencourt Sampaio, 181 – Nova Holanda (próximo à Avenida Brasil)
Horário: 19h

Data: 02, 03 e 04/09

Oficinas nas Unidades de Saúde:
Oficina de instrumentalização. Tema: Universalizando o SUS, onde população LGBT favela está dentro desta pasta?
Expositores: Gilmara Cunha e Mauro Lima

02/09 – Samora Machel
03/09 – Parque União
04/09 – Nova Holanda
Local: Unidades de Saúde: Samora Machel (02/09), Parque União (03/09) e Nova Holanda (04/09)
Horário: 14h

Data: 07/09

3ª Feira de Saúde Maré Saudável

7h às 8h: Café da manhã (montagem das barracas)
10h: Abertura: Gilmar Cunha (Grupo Conexão G)
10h15: Representante da Rede de Comunidade Saudável
10h30: Representant do Fórum ONG AIDS
10h45: Apresentação Cultural e início dos serviços oferecidos pela Feira.
– Serviços de ação social (orientação para retirada de documentos, regularização do processo de inserção em escolas para a população, encaminhamentos de denúncias de violência por orientação sexual e homofobia entre outros)
– Serviços de Assistência (stand do Centro de Referência para a População LGBT e de Divulgação de demais serviços de referência para a população moradora de favelas)
– Apresentações dos trabalhos e serviços ofertados pelas organizações comunitárias acerca da promoção da saúde (com stands das organizações sociais locais e das organizações governamentais, como as escolas, postos de saúde e dos equipamentos culturais).
11h: Apresentação cultural
12h: Almoço
13h30: UBS Nova Holanda
14h: UBS Helio Smit
14h30: UBS Parque União
15h: UBS Vila do João
15h30: Clinica da Familia
16h: Coffe Break de encerramento

Local: Rua Teixeira Ribeiro, próximo ao Observatório de Favelas
Horário: Das 9h às 16h

Carreata da Parada LGBT

Local: Saindo da Praça do Parque União
Horário: 17h (Concentração)

image

Assessoria de imprensa – Observatório de Favelas:
RPM Comunicação
Érica Avelar – [email protected] – (21) 3478-7437 / 98272-2337
Marina Avellar – [email protected] – (21) 3478-7414/ 98272-2335

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
jojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomCasibomMeritking GirişBets10holiganbet girişbaywingrandpashabet girişDeneme Bonusu Veren Sitelercasibom giriş

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]