Hoje, 25 de novembro é o Dia Nacional Do Doador Voluntário de Sangue. Essa data estimula uma atitude de solidariedade.
Segundo o G1, nesta quarta-feira (25), o Centro de Hemoterapia de Sergipe comemorou o dia do Doador de Sangue de uma maneira diferente. As pessoas com maior número de doações efetivadas nos últimos dois anos serão homenageados. As instituições e grupos que incentivam a doação de sangue, individual e/ou coletiva receberão o certificado Parceiro Solidário.
O Pró-Sangue (Hemocentro de São Paulo) criou o Programa Mais Vida, Doe Sangue com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre à importância de salvar vidas doando sangue. São palestras que acontecem em associações civis e militares, escolas, empresas e universidades.
Ainda de acordo com o Pró-Sangue, os requisitos básico para ser um doador são:
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Doação de Sangue é um procedimento seguro, simples e rápido, requer um forte compromisso do doador. O mais importante é fazer parte dessa campanha com amor, e principalmente, com responsabilidade. Saber que podemos salvar vidas é uma motivo de felicidade, SEJA UM DOADOR!
Mais informações, acesse o link do Pró-Sangue:
http://www.prosangue.sp.gov.
Me chamo Gabrielly Coelho, sou mineira e tenho 17 anos. Estudante apaixonada por jornalismo e escritora de artigos do portal Voz das comunidades.
https://twitter.com/gabicsantos