O município do Rio de Janeiro atingiu, às 12h35 desta segunda-feira (17), o nível Calor 4, caracterizado por índices de calor muito altos, entre 40°C e 44°C, com previsão de permanência ou aumento por pelo menos três dias consecutivos. Segundo o Sistema Alerta Rio, a forte onda de calor é causada por um sistema de alta pressão no oceano, que mantém as temperaturas elevadas e dificulta a formação de nuvens e chuvas.
A previsão aponta máxima de 42°C nesta segunda-feira, com sensação térmica ainda mais alta. O calor intenso deve se estender até sexta-feira (21), com temperaturas máximas seguindo elevadas. Diante desse cenário, a Prefeitura do Rio e a Secretaria Municipal de Saúde recomendam que a população redobre os cuidados com a hidratação e evite a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia.
Prefeitura anuncia medidas para enfrentar o calor extremo
No último domingo (16), a Prefeitura do Rio anunciou, no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), medidas de orientação para os próximos dias, quando há previsão de recordes de temperatura. De acordo com o Sistema Alerta Rio, segunda-feira (17) e terça-feira (18) podem ser os dias mais quentes da semana, superando os 41,8°C registrados em fevereiro de 2023, na estação de Irajá.
Entre as medidas anunciadas pelo prefeito Eduardo Paes, caso a cidade atinja o Calor 4, estão:
- Abertura de 58 pontos de resfriamento espalhados pela cidade;
- Paradas obrigatórias para hidratação de trabalhadores expostos ao sol;
- Preparação da rede municipal de saúde para o aumento no atendimento de casos decorrentes do calor.

A Prefeitura também reforça a recomendação de aumentar a ingestão de água, usar roupas leves e evitar exposição direta ao sol nos horários de pico. Em caso de sintomas como tontura, pressão baixa e mal-estar, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que a população procure a unidade de saúde mais próxima.
Para minimizar os impactos das altas temperaturas, foram disponibilizados pontos de resfriamento e hidratação em diversas regiões da cidade. A lista completa pode ser consultada no aplicativo e site do Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR.Rio).