casibomonwinonwin girişholiganJojobet Güncel Girişbets10 girişbets10jojobetjojobet girişjojobetjojobetjojobet girişcasibom

Rio atinge nível Calor 4 entra em alerta com calor extremo de até 42°C nos próximos dias

Prefeitura anuncia medidas para proteger a população
Foto: Rafael Costa / Voz das Comunidades
Foto: Rafael Costa / Voz das Comunidades

O município do Rio de Janeiro atingiu, às 12h35 desta segunda-feira (17), o nível Calor 4, caracterizado por índices de calor muito altos, entre 40°C e 44°C, com previsão de permanência ou aumento por pelo menos três dias consecutivos. Segundo o Sistema Alerta Rio, a forte onda de calor é causada por um sistema de alta pressão no oceano, que mantém as temperaturas elevadas e dificulta a formação de nuvens e chuvas.

A previsão aponta máxima de 42°C nesta segunda-feira, com sensação térmica ainda mais alta. O calor intenso deve se estender até sexta-feira (21), com temperaturas máximas seguindo elevadas. Diante desse cenário, a Prefeitura do Rio e a Secretaria Municipal de Saúde recomendam que a população redobre os cuidados com a hidratação e evite a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia.

Prefeitura anuncia medidas para enfrentar o calor extremo

No último domingo (16), a Prefeitura do Rio anunciou, no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), medidas de orientação para os próximos dias, quando há previsão de recordes de temperatura. De acordo com o Sistema Alerta Rio, segunda-feira (17) e terça-feira (18) podem ser os dias mais quentes da semana, superando os 41,8°C registrados em fevereiro de 2023, na estação de Irajá.

Entre as medidas anunciadas pelo prefeito Eduardo Paes, caso a cidade atinja o Calor 4, estão:

  • Abertura de 58 pontos de resfriamento espalhados pela cidade;
  • Paradas obrigatórias para hidratação de trabalhadores expostos ao sol;
  • Preparação da rede municipal de saúde para o aumento no atendimento de casos decorrentes do calor.
No último domingo, Prefeitura do Rio apresentou medidas de orientação para população durante temporada de calor extremo – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A Prefeitura também reforça a recomendação de aumentar a ingestão de água, usar roupas leves e evitar exposição direta ao sol nos horários de pico. Em caso de sintomas como tontura, pressão baixa e mal-estar, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que a população procure a unidade de saúde mais próxima.

Para minimizar os impactos das altas temperaturas, foram disponibilizados pontos de resfriamento e hidratação em diversas regiões da cidade. A lista completa pode ser consultada no aplicativo e site do Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR.Rio).

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]