Ligado à Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, programa tem patrocínio da Petrobras e oferece vagas em projetos que vão da alfabetização de jovens e adultos à inclusão digital, do apoio psicológico e assessoria jurídica a vítimas de violência à democratização do acesso à música e qualificação dos espaços populares do entorno da Universidade.
Com inscrições abertas o ano todo, os projetos gratuitos oferecidos pelo Programa de Inclusão Social da UFRJ atendem moradores do bairro Maré e da Vila Residencial da Universidade – sempre com o objetivo de integrar ações de ensino e pesquisa às atividades desenvolvidas.
Acesso à justiça, acompanhamento psicológico, escolarização básica, qualificação técnica em informática, formação em música e pesquisa no campo da musicologia estão entre os cursos e serviços oferecidos pelo Programa.
Desde 2008, a Divisão de Integração da Comunidade (DIUC), da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ realiza a ação, com patrocínio da Petrobras (Cenpes), tendo atendido, neste período, cerca de 5 mil pessoas já foram atendidas.
As formas de inscrição variam de projeto para projeto, é preciso se informar sobre cada caso. Conheça as ações do Programa de Inclusão Social da UFRJ:
Projeto Laboratório de Inclusão Digital (LID) – Diante do avanço tecnológico e da utilização de diferentes recursos digitais pela sociedade contemporânea, a informática é hoje ferramenta imprescindível para o acesso à informação e a inserção no mercado de trabalho.
O LID foi implantado em 2007 com o objetivo de atender às demandas de inclusão digital apresentadas por representantes das comunidades da Maré. As aulas têm duração de duas horas e acontecem duas vezes por semana no Laboratório que funciona de segunda a quinta-feira e aos sábados.
Programa de Educação de Jovens e Adultos – O objetivo do projeto é possibilitar aos moradores que ainda não tiveram acesso à escolaridade básica, o aprendizado da linguagem escrita e o domínio da leitura.
Atuando com educadores e alunos de graduação de diferentes áreas (Educação, Serviço Social, Letras e Matemática), o programa atualmente atende cerca de 600 moradores e se propõe a formar educadores e professores que atuem nesta modalidade de ensino – respeitando as especificidades e necessidades deste público.
Núcleo Interdiciplinar de Ações para Cidadania (NIAC) – Criado em 2006, o Núcleo articula as áreas de Arquitetura, Direito, Psicologia e Serviço Social com o objetivo de desenvolver diferentes ações em Direitos Humanos e acesso à Justiça.
Estudos, publicações, assessoria técnica e assistência sócio-jurídica para a promoção do direito à cidadania, à moradia digna e à defesa jurídica e psicossocial das comunidades vizinhas ao Campus da Ilha do Fundão da UFRJ estão entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão ofertadas pelo Núcleo.
Cursos, seminários e fóruns são promovidos com o intuito de criar espaços de discussão sobre os mecanismos institucionais que garantam o acesso às políticas públicas sociais e habitacionais e redução dos processos de vitimização e criminalização da questão social.
Projeto Arte Para Todos – No projeto, a música é usada como instrumento de lazer e formação individual. Deste modo, o curso é aberto a qualquer pessoa que tenha interesse em aprender, sem exigência de habilidades específica.
A proposta é ampliar o universo musical de crianças, jovens e adultos por meio de aulas de diferentes instrumentos e de oficinas de musicalização e também auxiliar estudantes a se prepararem para exames específicos do vestibular para Música.
Musicultura na Maré – Neste projeto os alunos se “autopesquisam” e produzem documentos sonoros e autovisuais que conduzem à reflexão sobre si, apontando para questões como a regulamentação de vida por concepções de mercado, o drama da exclusão social e a banalização da vida cotidiana. O objetivo é formar pesquisadores, promovendo debates.
Informações e inscrições para os projetos:
Site: www.pr5.ufrj.br/inclusao
Telefones.: (21) 2598-9257/2598-9258