A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, nesta quarta-feira, 8 de janeiro, o adiamento da substituição do RioCard pelo cartão Jaé nos transportes municipais para 1º de julho de 2025. O prazo inicial para a conclusão da transição estava previsto para fevereiro deste ano, mas foi prorrogado devido à complexidade do processo.
O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) e pela secretária de Transportes, Maína Celidônio, durante coletiva de imprensa. Na ocasião, Paes criticou a gestão do RioCard, sistema estadual de bilhetagem, e reafirmou o compromisso com o novo modelo.
“Ontem eu tomei a decisão desse adiamento porque, além de prejudicar o morador da Região Metropolitana, fui procurado por uma empresa de São Paulo dizendo que estavam adquirindo o Jaé. Mas quem manda no sistema é a prefeitura, não são mais os empresários de ônibus”, declarou o prefeito.
A principal justificativa para a prorrogação, segundo a prefeitura, foi a necessidade de mais tempo para o cadastramento de todos os usuários no novo sistema. Apesar disso, Paes reiterou que o projeto será mantido. “O estado terá que aderir ao novo sistema”, afirmou.
Paes também garantiu que o prazo de 1º de julho de 2025 será definitivo. “População da Região Metropolitana do Rio, fiquem tranquilos que a Prefeitura do Rio respeita vocês e tenho certeza que o governador Cláudio Castro (PL) também. Teremos cinco meses para compatibilizar esses sistemas porque de 1º de julho não vai passar”, disse.
O cartão Jaé foi lançado como uma iniciativa para modernizar e unificar o sistema de bilhetagem nos transportes municipais. No entanto, a transição tem enfrentado desafios logísticos e resistência de parte do setor.
Problemas no aplicativo do Jaé
Nas redes sociais, internautas manifestaram reclamações sobre o aplicativo do Jaé. No Facebook, o usuário Rubem Ramos relatou que pessoas com celulares mais antigos não possuem acesso ao app. “Ainda tem muita gente que não está conseguindo nem baixar o aplicativo Jaé por ainda ter um celular mais antigo, e também por não ter condições de comprar um celular novo e mais moderno”.
Já na rede social X, o usuário Marcelo Rubro Negro celebrou o adiamento. “Decisão correta! O aplicativo @vaidejaeoficial não funciona!”, escreveu.