Prefeitura do Rio adia novamente substituição do RioCard pelo cartão Jaé; veja a nova data

Anúncio foi feito nesta quarta-feira, 08 de janeiro, pelo prefeito Eduardo Paes, e nova data promete ser definitiva
Jaé Cartão
Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, nesta quarta-feira, 8 de janeiro, o adiamento da substituição do RioCard pelo cartão Jaé nos transportes municipais para 1º de julho de 2025. O prazo inicial para a conclusão da transição estava previsto para fevereiro deste ano, mas foi prorrogado devido à complexidade do processo.

O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) e pela secretária de Transportes, Maína Celidônio, durante coletiva de imprensa. Na ocasião, Paes criticou a gestão do RioCard, sistema estadual de bilhetagem, e reafirmou o compromisso com o novo modelo.

Ontem eu tomei a decisão desse adiamento porque, além de prejudicar o morador da Região Metropolitana, fui procurado por uma empresa de São Paulo dizendo que estavam adquirindo o Jaé. Mas quem manda no sistema é a prefeitura, não são mais os empresários de ônibus”, declarou o prefeito.

A principal justificativa para a prorrogação, segundo a prefeitura, foi a necessidade de mais tempo para o cadastramento de todos os usuários no novo sistema. Apesar disso, Paes reiterou que o projeto será mantido. “O estado terá que aderir ao novo sistema”, afirmou.

Foto: Renato Moura / Voz das Comunidades
Foto: Renato Moura / Voz das Comunidades

Paes também garantiu que o prazo de 1º de julho de 2025 será definitivo. “População da Região Metropolitana do Rio, fiquem tranquilos que a Prefeitura do Rio respeita vocês e tenho certeza que o governador Cláudio Castro (PL) também. Teremos cinco meses para compatibilizar esses sistemas porque de 1º de julho não vai passar”, disse.

O cartão Jaé foi lançado como uma iniciativa para modernizar e unificar o sistema de bilhetagem nos transportes municipais. No entanto, a transição tem enfrentado desafios logísticos e resistência de parte do setor.

Problemas no aplicativo do Jaé

Nas redes sociais, internautas manifestaram reclamações sobre o aplicativo do Jaé. No Facebook, o usuário Rubem Ramos relatou que pessoas com celulares mais antigos não possuem acesso ao app. “Ainda tem muita gente que não está conseguindo nem baixar o aplicativo Jaé por ainda ter um celular mais antigo, e também por não ter condições de comprar um celular novo e mais moderno”.

Reprodução/Facebook

Já na rede social X, o usuário Marcelo Rubro Negro celebrou o adiamento. “Decisão correta! O aplicativo @vaidejaeoficial não funciona!”, escreveu.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]