O PIS/Pasep é um benefício pago aos trabalhadores que se enquadram nos requisitos estabelecidos pela lei. O valor do abono salarial varia de R$ 110 a R$ 1.320, de acordo com o tempo de serviço no ano-base. Independente do valor, é sempre bom ver que temos um grana a mais na conta, não é? Mas será que você tem direito?
Mais de 23 milhões de trabalhadores devem receber valores equivalentes de 2021. A quantia, ao todo, pra pagar a todos está em pouco mais de 24 bilhões de reais. Para ter direito ao PIS/Pasep, é preciso ter trabalhado com carteira assinada ou como servidor público por pelo menos 30 dias em 2021, recebendo até dois salários mínimos por mês. Além disso, é necessário estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O calendário de pagamento do PIS/Pasep segue o ano-base e o mês de nascimento do trabalhador. Os pagamentos começam a partir do dia 15 de junho para trabalhadores nascidos em setembro ou outubro. Servidores inscritos no PASEP com número da inscrição terminada em 6 ou 7 também receberão neste período.
Fique ligado no calendário
- Nascidos em janeiro e fevereiro – Dinheiro disponível desde o dia 15/02
- Nascidos em março e abril – Dinheiro disponível desde 15/03
- Nascidos em maio e junho – Dinheiro disponível desde 17/04
- Nascidos em julho a agosto – Dinheiro disponível desde 15/05
- Nascidos em setembro e outubro – Dinheiro disponível a partir do dia 15/06
- Nascidos em novembro e dezembro – Dinheiro disponível a partir do dia 17/07
O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores da iniciativa privada. O saque pode ser feito nas agências da Caixa, nos terminais de autoatendimento, nas casas lotéricas ou pelo aplicativo do Caixa Tem. Já o Pasep é pago pelo Banco do Brasil aos servidores públicos. O saque pode ser feito nas agências do Banco do Brasil ou por transferência para outro banco.
Em caso de dúvidas, o trabalhador pode acessar informações no site da Caixa. Consultas também podem ser realizadas no telefone 0800 726 0101