Filme sobre projeto social ‘Abraço Campeão’ ganha prêmio de melhor documentário no Festival Tribeca
O filme “A vida é uma luta”, inspirado no projeto de boxe para crianças “Abraço Campeão”, fundado por Alan Duarte, nascido e criado no Complexo do Alemão, ganhou o prêmio de melhor documentário no Festival de Cinema de Tribeca, de Nova York, um dos maiores e mais respeitados do mundo.
Alan, que implantou o projeto no morro do Adeus em 2014, embarcou para os Estados Unidos no dia 18 de abril para acompanhar a apresentação do filme. O dinheiro para viabilizar a passagem, hospedagem e outros custos inerentes a uma viagem foi conquistado por meio de uma campanha no site crowdfunder, uma espécie de vaquinha virtual. Alan, que se produziu todo na beca para o festival, conta que se sente realizado. “Estou me sentindo realizado por conseguir fazer as pessoas verem o meu projeto e a minha realidade.”
O filme dirigido por Ben Holman e Nye Jones, com pouco mais de vinte minutos de duração, emociona tanto que quem assiste entende o porque do prêmio num Festival do tamanho do Tribeca logo assim de primeira.
As cenas mostram, além de como nasceu o projeto “Abraço Campeão”, a vida marcada pela violência e pela gana de Alan em transformar tudo em energia para ajudar ao próximo. Para ter uma ideia, o projeto foi criado logo após a morte do irmão de Alan – que como o filme mostra, era como um pai para ele e morreu baleado. Aliás, Alan nunca viu nenhum homem de sua família morrer de morte natural. Por enquanto o filme não tem previsão para ser exibido no Brasil, mas quem quiser conhecer a sede do Abraço Campeão o endereço é Avenida Itaoca, 1174, Bonsucesso, do lado da FAETEC do Alemão.