Dia 23 de novembro é dia do Combate ao Câncer Infantojuvenil. A campanha é apoiada e divulgada pela Fundação Sara Albuquerque Costa, uma entidade de Belo Horizonte que ajuda crianças e adolescentes com câncer. Também foi publicado artigos sobre o Outubro Rosa e Novembro azul. (Clique nos títulos para ler os artigos)
A cor do Novembro Dourado foi escolhida para lembrar que as crianças valem ouro. Segundo o GACC (Grupo de Atendimento À Criança Com Câncer), durante o mês de novembro, instituições ligadas ao câncer infantojuvenil promovem o “Novembro Dourado” com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce. Não existe prevenção para esse tipo de câncer. Pode ser confundido com outras doenças comuns entre crianças e adolescentes, por ser identificada através de sinais e sintomas. A Leucemia, seguido de tumores do Sistema Nervoso Central e tumores de Linfoma, são os principais tipos de câncer entre crianças e adolescentes.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer é a doença que mais mata crianças a partir do primeiro ano de vida. As chances de cura caso a doença seja detectada na fase inicial podem chegar a 80%.
Os principais sintomas são:
- Manchas roxas
- Tonturas
- Problemas visuais
- Caroços que aparecem pelo corpo
- Perda de peso
- Febre
- Vômitos frequentes e principalmente matinais.
É importante debater esse assunto, muitos não conhecem o Novembro Dourado, ou até mesmo o câncer infantojuvenil. O principal foco é sensibilizar e alertar a população sobre os principais sinais e sintomas.
Me chamo Gabrielly Coelho, sou mineira e tenho 17 anos. Estudante apaixonada por jornalismo e escritora de artigos do portal Voz das comunidades.
https://twitter.com/gabicsantos