Lembra do Jaé, né? Então… O novo sistema de bilhetagem Jaé já está em funcionamento no Rio de Janeiro e não é difícil encontrar os validadores dele em ônibus e vans. Depois daquela polêmica no início do mês de janeiro, a Prefeitura adiou a substituição total da bilhetagem para o dia 1º de julho. Mas você não precisa esperar até lá para adquirir o seu Jaé.
Com opções para trabalhadores, estudantes, idosos, pessoas com deficiência (PCD) e doentes crônicos, o cadastro pode ser feito pelo aplicativo ou presencialmente em pontos de atendimento. Confira abaixo o passo a passo para garantir seu cartão:
Como se cadastrar no Jaé
Público em geral – Baixe o aplicativo do Jaé na loja virtual do seu celular, siga as instruções de cadastro e comece a usar a versão digital. Quem quiser o cartão físico Visa pode solicitar gratuitamente pelo app e retirar em um dos pontos de atendimento ou pagar R$ 7,95 para receber em casa. Também é possível adquirir um cartão avulso (verde) nas Máquinas de Autoatendimento do BRT. No entanto, esse modelo não pode ser vinculado à conta no aplicativo.
Vale-Transporte (VT) – Empresas do Rio devem cadastrar seus funcionários no Jaé para garantir a compra do VT. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo link: www.jae.com.br/empresas. O sistema permite que trabalhadores acumulem créditos de diferentes empregadores em um único cartão. Além disso, caso o usuário perca o cartão, pode continuar usando o benefício via QR Code no aplicativo até receber um novo.
Idosos – Devem se cadastrar pelo aplicativo Jaé ou agendar atendimento presencial pelo site: www.jae.com.br/agendamento. O cartão de gratuidade será enviado sem custo para a residência do usuário.
PCDs e doentes crônicos – Os cartões de gratuidade para PCDs e doentes crônicos cadastrados até outubro de 2024 serão entregues na Clínica da Família em que a pessoa estiver vinculada. Quem não estiver cadastrado em uma unidade de saúde deve buscar o Centro Integrado de Atenção às Pessoas com Deficiência (CIAD) para retirar o cartão.
Estudantes da Rede Municipal e Estadual – Os alunos da Rede Pública Municipal e das escolas estaduais do Rio que já utilizam o benefício receberão os cartões de gratuidade diretamente nas unidades de ensino.
Universitários e alunos da Rede Federal – Os estudantes cadastrados pelas instituições devem acessar o aplicativo e informar o CPF para ativar a gratuidade. Caso o benefício não apareça, o aluno deve solicitar a inclusão do cadastro na instituição.
Pontos de atendimento presencial
Com agendamento prévio
- Botafogo (RioLuz) – R. Voluntários da Pátria, 169
- Campo Grande – Rua Aurélio de Figueiredo, 41, loja D
- Centro Administrativo São Sebastião (Prefeitura) – Rua Ulysses Guimarães, 2-14
- Terminais BRT: Alvorada, Jardim Oceânico, Paulo da Portela (Madureira), Santa Cruz, Deodoro, Fundão, Pingo D’Água
- Taquara – Av. Nelson Cardoso, 905 – loja 107
Sem necessidade de agendamento
- Nave do Conhecimento Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1516
- Nave do Conhecimento Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380
Para saber se já pode retirar o cartão, consulte: www.jae.com.br/consulta-cartao. Para mais informações, acesse o site www.jae.com.br.