Mais de 20 mil vagas em cursos gratuitos reforçam inclusão e oportunidades para mulheres, negros e jovens de favelas no Rio

Projetos oferecem capacitação em gastronomia, idiomas, ENEM, empreendedorismo e mais, com foco em moradores de comunidades e grupos historicamente excluídos
Foto: Divulgação

Quatro iniciativas públicas e sociais estão com inscrições abertas e somam mais de 20 mil vagas gratuitas em cursos profissionalizantes e de formação voltados para mulheres, pessoas negras, jovens periféricos e moradores de favelas do Rio de Janeiro. As oportunidades reforçam o compromisso com inclusão, geração de renda e combate às desigualdades.

Escola de Gastronomia Social da Ação da Cidadania

A Escola de Gastronomia Social da Ação da Cidadania, com sede na Gamboa, oferece 180 vagas em cursos de curta e média duração, com foco em formação profissional, cultura alimentar e inclusão. A prioridade é para mulheres negras, população LGBTQIAP+, povos tradicionais e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

É necessário ter mais de 18 anos e ensino fundamental I completo. As inscrições vão até 13 de junho, no site: acaodacidadania.org.br/gastronomiasocial.

Cursos na Secretaria da Mulher do Rio

A Secretaria da Mulher do Rio também abriu inscrições para 4.600 vagas em cursos gratuitos voltados exclusivamente para mulheres. As atividades acontecem nas Casas da Mulher Carioca e nas Salas da Mulher Cidadã, espalhadas por diversos bairros.

Com foco na autonomia feminina, geração de renda e capacitação, os cursos contemplam desde informática básica, inglês e espanhol até design de sobrancelhas, tranças, maquiagem, panificação e empreendedorismo. Mulheres a partir de 14 anos podem participar. As inscrições vão até 29 de junho, pelo link: bit.ly/cursosinscrições2025-2 ou presencialmente nos polos.

PrePara o Futuro

Já o programa estadual PrePara o Futuro, da FIA-RJ, está com 400 vagas abertas para adolescentes de 16 a 18 anos incompletos, em situação de vulnerabilidade. A proposta é preparar jovens para o ENEM e vestibulares, com foco em acesso à educação e futuro com mais possibilidades. Inscrições até 30 de junho. Se inscreva clicando aqui!

Curso gratuito de Inglês

Com alcance nacional, o MOVER (Movimento pela Equidade Racial) abriu 15 mil vagas em um curso gratuito de inglês profissional exclusivo para pessoas negras (pretas e pardas). A formação online tem duração de 6 meses, com trilhas personalizadas, foco em negócios e certificação internacional.

A proposta é impulsionar carreiras negras rumo à liderança no mercado de trabalho global. Para mais informações, acesse mover.org.br.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]