Quatro iniciativas públicas e sociais estão com inscrições abertas e somam mais de 20 mil vagas gratuitas em cursos profissionalizantes e de formação voltados para mulheres, pessoas negras, jovens periféricos e moradores de favelas do Rio de Janeiro. As oportunidades reforçam o compromisso com inclusão, geração de renda e combate às desigualdades.
Escola de Gastronomia Social da Ação da Cidadania
A Escola de Gastronomia Social da Ação da Cidadania, com sede na Gamboa, oferece 180 vagas em cursos de curta e média duração, com foco em formação profissional, cultura alimentar e inclusão. A prioridade é para mulheres negras, população LGBTQIAP+, povos tradicionais e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
É necessário ter mais de 18 anos e ensino fundamental I completo. As inscrições vão até 13 de junho, no site: acaodacidadania.org.br/gastronomiasocial.
Cursos na Secretaria da Mulher do Rio
A Secretaria da Mulher do Rio também abriu inscrições para 4.600 vagas em cursos gratuitos voltados exclusivamente para mulheres. As atividades acontecem nas Casas da Mulher Carioca e nas Salas da Mulher Cidadã, espalhadas por diversos bairros.
Com foco na autonomia feminina, geração de renda e capacitação, os cursos contemplam desde informática básica, inglês e espanhol até design de sobrancelhas, tranças, maquiagem, panificação e empreendedorismo. Mulheres a partir de 14 anos podem participar. As inscrições vão até 29 de junho, pelo link: bit.ly/cursosinscrições2025-2 ou presencialmente nos polos.
PrePara o Futuro
Já o programa estadual PrePara o Futuro, da FIA-RJ, está com 400 vagas abertas para adolescentes de 16 a 18 anos incompletos, em situação de vulnerabilidade. A proposta é preparar jovens para o ENEM e vestibulares, com foco em acesso à educação e futuro com mais possibilidades. Inscrições até 30 de junho. Se inscreva clicando aqui!
Curso gratuito de Inglês
Com alcance nacional, o MOVER (Movimento pela Equidade Racial) abriu 15 mil vagas em um curso gratuito de inglês profissional exclusivo para pessoas negras (pretas e pardas). A formação online tem duração de 6 meses, com trilhas personalizadas, foco em negócios e certificação internacional.
A proposta é impulsionar carreiras negras rumo à liderança no mercado de trabalho global. Para mais informações, acesse mover.org.br.