O LAB Afro-ameríndio Narrativas Gamificadas está com inscrições abertas até 3 de setembro para jovens negros e indígenas no Brasil. Este laboratório gratuito oferece oportunidade para jovens entre 15 e 29 anos que atuam em áreas como design, audiovisual, artes visuais ou mídias digitais ou que tenha conhecimento em programação.
O projeto é oferecido pelos coletivos GatoMídia e TALES, dois grupos engajados em promover a inclusão e diversidade na indústria de tecnologia. Com início em 12 de setembro e duração de três meses de forma online com aulas pela plataforma Zoom. No Lab, os selecionados vão se aprofundar no mundo da criação de jogos eletrônicos.
O objetivo é combater as desigualdades sociais na área de tecnologia. Segundo pesquisa da PretaLab, plataforma que conecta mulheres negras a tecnologia com formações, apenas 31,5% das pessoas que atuam na área da tecnologia são mulheres e 36,9% são negros. Os povos indígenas representam apenas 0,3% do setor.
Durante o programa, os participantes terão acesso oficinas e mentoria de desenvolvimento de jogos, formarão equipes e vão trabalhar na criação de jogos eletrônicos para crianças com mais de oito anos com narrativas indígenas e afro-brasileiras. Além disso, os protótipos desenvolvidos terão a oportunidade de ser pós-produzidos e implementados na plataforma de jogos educacionais World of Us.
Para participar da formação é preciso se inscrever através do formulário.