Muitos brasileiros sonham em ingressar na universidade, prova disso foram os mais de 6 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado. Mas, muitas pessoas não têm condições de pagar para fazer a prova, por isso é possível pedir isenção e não pagar pela taxa, de 85 reais.
Podem pedir a isenção alunos que completaram o ensino médio esse ano; quem cursou o ensino médio completo na rede pública ou com bolsa de 100% na rede particular e tenha renda igual ou menor a um salário mínimo e meio, por pessoa; ou ainda quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta, dia 17 de abril.
Para solicitar a isenção é preciso acessar a página de participante, no site oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos) e apresentar os documentos que comprovam a situação socioeconômica e escolar. Os resultados serão divulgados no dia 24 de abril no site do Inep: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/
Participantes podem pedir recurso e enviar a documentação necessária entre os dias 27 de abril a 1° de maio, também pela página do participante no site do Inep. Os resultados finais serão publicados dia 7 de maio. É importante lembrar que mesmo que se consiga a isenção na taxa, ainda é necessário se inscrever para realizar a prova do Enem, entre os dias 11 e 22 de maio.
Além disso, caso já tenha sido pedida a isenção da taxa de inscrição em outra edição do exame sem comparecimento nos dois dias da prova, é preciso justificar a falta até o dia 17 de abril. Para isso, acesse a página de participante e envie os documentos necessários. A relação dos documentos aceitos podem ser encontrados na página do Inep, nesse link http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2019/relacao_de_documentos_justificativa_de_ausencia.pdf.