Iniciativas culturais sempre fizeram e ainda fazem diferenças na vida de jovens nas favelas. Dentro das comunidades do Rio de Janeiro, projetos sociais promovem arte, música, oficinas e, muitas das vezes, distribuições de cestas básicas.
Observando estas iniciativas sociais, o Instituto Precisa Ser, em parceria com a FARM, promove o Edital RE-FARM Cria que premiará coletivos de favelas e periferias, entre os pilares de Criatividade, Equidade, Moda e Educação. O valor de R$500 mil será distribuído só para projetos localizados no Rio de Janeiro. Podem participar jovens entre 16 e 29 anos que integram coletivos ou instituições, além de organizações sem fins lucrativos.
A FARM já auxiliou ações sociais em variados territórios periféricos. Nos últimos anos, os investimentos da iniciativa foram destinados para atividades. A parceria com a plataforma Enjoei, por exemplo, consistia em uma troca de roupas usadas. A FARM também atua em projetos ambientais. O “1000 árvores por dia, todo o dia” chegou a meio milhão de árvores plantadas em 2021. A instituição também é parceira da Rede Asta, que reutiliza tecidos para criação de novas peças para gerar renda para mulheres de todo o Brasil.
Agora com a nova parceria, a FARM procura auxiliar os coletivos das comunidades. Com isso, a Cris dos Prazeres declarou estar honrada em participar do RE-FARM CRIA. “É um momento de renovação de esperança e inúmeras oportunidades, principalmente para os jovens pretos, pardos e moradores de áreas periféricas”.
As inscrições para o RE-FARM estão em andamento e vão até o dia 7 de março e podem ser feitas neste link (www.prosas.com.br/editais/10165-chamada-re-farm-cria). Em seguida, será necessário acessar o perfil de empreendedor. Ao final do processo, você será redirecionado para o formulário do edital.
Mais informações podem ser obtidas no site da FarmRio ou do Instituto Precisa Ser. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected]