O governo federal transferiu R$ 83,9 milhões de recursos do programa Bolsa Família para a comunicação institucional do Palácio do Planalto, de acordo com Portaria publicada na edição desta quinta-feira (4) do Diário Oficial da União. O dinheiro seria destinado pelo Ministério da Cidadania às famílias da região Nordeste.
A decisão foi motivada pela baixa execução do programa, já que beneficiários podem optar pelo Bolsa Família ou pelo auxílio emergencial de R$600, que é superior ao benefício.
Segundo o Ministério da Economia, a transferência atenderá a demanda da Secretaria de Comunicação da Presidência da República para campanhas publicitárias de caráter educativo, informativo e de orientação ao cidadão. Em nota oficial, o ministério informou que para atender ao teto de gastos é preciso compensar a ampliação de uma despesa com a redução de outra e que a escolha da fonte de recursos foi por essa baixa execução do programa, principalmente em razão do pagamento do auxílio emergencial à pessoas afetadas pela pandemia do novo coronavírus.