Fórum Extra Favelas debate o futuro das comunidades

Fórum reúne especialistas, autoridades e moradores para discutir os impactos e desafios da integração das favelas ao Plano Diretor do Rio.
Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades
Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades

Pela primeira vez, as favelas estão integradas ao Plano Diretor do Rio, guia para o planejamento urbano do município, que terá vigência pelos próximos dez anos. Aprovado pela Câmara dos Vereadores, o plano reconhece as favelas como parte da cidade, valorizando suas características e promovendo a participação dos moradores nas decisões.

Para discutir os impactos e desafios dessa mudança histórica, o Fórum Extra Favelas será realizado nesta quinta-feira (28), a partir das 10h, com apoio da Câmara Municipal do Rio. O evento gratuito reunirá autoridades, especialistas e representantes das periferias para debater o futuro das comunidades.

Thainã de Medeiros, vice-presidente do Instituto Papo Reto, destaca que respeitar as especificidades das favelas é fundamental para valorizar o Rio. Já o presidente da Câmara do Rio, vereador Carlo Caiado (PSD), ressalta que os cerca de 16 milhões de brasileiros que vivem em favelas desempenham papel essencial no desenvolvimento econômico do país. O encontro busca fomentar o diálogo e estimular políticas públicas que integrem e fortaleçam as comunidades.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]